CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DE PERFIS E INDICAÇÕES DE MANEJO DO SOLO EM ÁREAS DO CERRADO AMAPAENSE

Hellen Patricia Lemos Cordovil, Madson Pereira Melo, Hedilberto Carmo de Lima, Nilvan Carvalho Melo

Resumo


O solo é um recurso natural, trifásico e heterogêneo que se forma a partir do intemperismo das rochas. Este recurso apresenta propriedades que podem ser estudadas a fim de classificá-lo e descreve-lo para entender sua importância. Nesse contexto, a caracterização morfológica do solo é uma importante ferramenta para subsidiar inferências sobre seu comportamento e entendimento. A análise das características morfológicas de um solo é realizada em campo, por meio da abertura de trincheiras, com a exposição do perfil de solo para a descrição, que gera informações sobre sua gênese, sua correta classificação e possíveis indicações de manejos sustentáveis.

Texto completo:

PDF

Referências


SANTOS, H. G. et al. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 5.ed. Revista e ampliada, Brasília, DF: EMBRAPA, 2018. 356 p.

SANTOS, R. D. dos. et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 7. Ed. Revista e ampliada, Viçosa, MG: SiBCS, 2015. 101 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.