ANÁLISE DE FATORES QUE INFLUENCIAM NA NÃO CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS NO ESTADO DO AMAPÁ

Alan Furtado da Silva, Caroline Pessoa da Silva, Alyne Cristina Sodré Lima

Resumo


Os animais de companhia como cães e gatos possuem rápido desenvolvimento e reprodução, e a falta de controle adequado resulta em uma superpopulação desses animais nas ruas. Os animais abandonados somam-se a outros que passaram pela mesma situação e que também estão em situação de rua. A superpopulação desses cães e gatos em situação de rua é um problema de saúde pública e afeta muitas cidades, e pode estar atrelada a atuação de ações governamentais, responsabilidade dos tutores e entidades de proteção animal. A castração ou esterilização cirúrgica é uma alternativa para que se tenha um controle populacional de cães e gatos, auxiliando no bem-estar animal, na redução de animais em situação de abandono que podem vir a transmitir zoonoses, sofrer de maus tratos, além de outros agravos com a sociedade. Porém, se nota uma relutância de muitos tutores a respeito da castração, pois esse procedimento requer gastos financeiros (cuidados pré e pós-operatórios) e muitos não possuem condição econômica para custear esses gastos ou não conhecem sobre o serviço gratuito de castração de cães e gatos ofertado pela prefeitura local no município de Macapá.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Izabela Maria Moreira; SOUSA, Silvânia Pereira. Perfil e percepção da população acerca da castração de cães e gatos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Curso de Medicina Veterinária, Campus Universitário de Belém, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2022.

BRITO, Maria Caroline Pereira. CONTROLE POPULACIONAL E BEM-ESTAR DE CÃES E GATOS NA CIDADE DE CABACEIRA-PARAÍBA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Curso de Medicina Veterinária, Campus Areia, Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2016.

CARVALHO, Mariana Pontes Pereira et al. Estudo retrospectivo da esterilização em cães e gatos no município de Araçatuba, SP. Revista Ciência em Extensão, p. 81-94, 2007.

COSTA, Vanessa Kaliane Nunes da Costa. Contribuição ao estudo da percepção da população sobre o comportamento de cães e gatos em 4 comunidades rurais de Mossoró/RN. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural do Semi-árido, Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade, 2017.

ALMEIDA, Flávia de França et al. Centro de acolhimento e tratamento aos animais abandonados: Caçapava-SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade de Taubaté, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Taubaté, 2021.

DA SILVA, Mayara Nobrega Gomes et al. Projeto “melhor amigo” na conscientização da guarda responsável de animais de estimação. Revista Ciência em Extensão, v. 9, n. 3, p. 43-52, 2013.

DA MAIA LIMA, Alfredo Feio; LUNA, Stelio Pacca Loureiro. Algumas causas e consequências da superpopulação canina e felina: acaso ou descaso?. Revista de educação continuada em medicina veterinária e zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 32-38, 2012.

Carvalho C.V.D., Junqueira G.S.B., Schettini G.P., Bittencourt T.C.B.S.C., Lobo R.B., Souza I.S., Teixeira N.A. & Costa R.B. 2017. Avaliação da interação genótipo x ambiente para características reprodutivas para diferentes regiões do estado da Bahia em bovinos da raça Nelore. Anais... In: XII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2017, Ribeirão Preto.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.