DETERMINAÇÃO DO VIGOR DE SEMENTES DE PIMENTA-DE-CHEIRO EM FUNÇÃO DO ESTÁDIO DE MATURAÇÃO DO FRUTO

João Vitor de Andrade Soares, Ana Caroline de Freitas Gonçalves, Bruno dos Santos Barbosa, Cleverton França Vaz, Ana Maria Guimarães Bernardo

Resumo


A pimenta-de-cheiro (Capsicum chinense Jacques) é uma planta herbácea e semiperene com hábito arbustivo, pertencente à família Solanaceae, foi domesticada por indígenas amazônicos. O seu cultivo é considerado de fácil manutenção, além disso, possui uma ampla distribuição na região norte e nordeste do Brasil, onde seu consumo é valorizado devido ao seu aroma intenso e baixa ardência. Ademais, a pimenta-de-cheiro possui diversas capacidades nutracêuticas como, por exemplo, a atividade anti-helmíntica, analgésica e a presença de compostos fenólicos e antioxidantes (Carvalho; Lana; Ribeiro, 2020). C. chinense é propagada somente por reprodução sexuada, tal processo requer compreensão do processo de maturação para obter sementes de alta qualidade fisiológica. Dentro desse espectro um conceito muito importante é o vigor de sementes que revela a capacidade de uma germinação rápida e uniforme sob uma gama diversa de condições ambientais, esse parâmetro é classificado em alto, médio ou baixo e para isso são feitos testes que em conjunto revelam o vigor de um determinado lote de sementes (Krzyzanowski; França Neto, 2001).

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, S. I. C. de; LANA, M. M.; RIBEIRO, C. S. da C. Pimenta-de-cheiro. 3. ed. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2020.

JORGE, E. V. C. et al. Estádio de maturação e repouso pós-colheita dos frutos na qualidade de sementes de pimenta biquinho. Revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, v. 61, 2018.

KRZYZANOWSKI, F. C.; FRANÇA NETO, J. B. Vigor de sementes. Informativo Abrates, v. 11, n. 3, p. 81-84, 2001.

MARCOS-FILHO, J. Fisiologia de sementes de plantas cultivadas. Londrina: Abrates, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.