PRÁTICA EXPERIMENTAL DE BIOMAGNETISMO: APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS

Andressa de Sousa de SousaOliveira, Clarice Pinheiro da Silva, Felipe Gomes Pereira, Manuelly Katrine dos Santos Toloza, Maria Eduarda do Carmo Sousa, Maria Claudia Gama Balieiro, Venicia dos Santos Silva, Marcenilda Amorim Lima

Resumo


O Biomagnetismo consiste no uso de pares de ímãs de alta potência para combater parasitas, bactérias, fungos, vírus e outros germes causadores de diversas doenças. O campo de pesquisa sobre metodologias de ensino é vasto e está em constante modificação, a fim de aperfeiçoar as práticas pedagógicas. Desta forma, existem diversas possibilidades para a construção de situações de ensino e aprendizagem que podem contribuir de modo significativo na construção do conhecimento adquirido em sala de aula pelos estudantes. A prática experimental de biomagnetismo propõe mostrar a eficácia dos experimentos durante o processo de ensinoaprendizagem nas escolas, podendo investigar as propriedades magnéticas dos organismos vivos e sua interação com campos magnéticos externos. Assim, a inovação e o aprimoramento das práticas experimentais adotadas em sala de aula relacionados ao tema de biomagnetismo, permitem que os alunos observem e analisem como os seres vivos interagem na presença de campos magnéticos e como influenciam nos organismos de animais migratórios, bactérias magnetotácticas e no corpo humano.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.