LITERATURA AMAPAENSE E COMUNICAÇÃO: A DIVULGAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS E ESCRITORES REGIONAIS NOS PORTAIS DE NOTÍCIAS E JORNAIS ONLINE DO ESTADO DO AMAPÁ
DOI:
https://doi.org/10.56856/remap.v2i2.393Palavras-chave:
Cultura, Jornalismo Cultural, Literatura Amapaense, Amapá, Meios de comunicaçãoResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida com o fito de analisar a divulgação da literatura amapaense no período de 28 agosto de 2017 a 28 de agosto 2022 pelos portais de notícias e jornais online do Amapá visando difundir o conhecimento literário entre a população estadual, oportunizar a divulgação dos escritores locais e, consequentemente, contribuir para uma sociedade leitora e consciente de suas origens. Para isso, utilizamo-nos da bibliografia, análise de conteúdo e abordagens qualitativas e quantitativas abrangendo o tema proposto.
Referências
Bardin, L. (1997). Análise de conteúdo. Editora Edições 70 – Grupo Almedina. Lisboa.
Batista, P. (2021) A Literatura Amapaense está jogada às traças. In: Picanço Batista. Recuperado de https://picancobatista.medium.com/a-literatura-amapaenseest%C3%A1-jogada-%C3%A0s-tra%C3%A7as-bef0be02cab. Acesso em: 19 de set. de 2022.
Branco, S. C., Gomes, A. D. & Targino, M. G. (setembro, 2006). Jornalismo Cultural: realidade ou idealização? In: Anais do VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. (pp. 1-15). Brasília, DF.
Cardoso, J.L., Latties, L. & Marino, F. (2020). Entre letramentos e a construção de identidades: o texto literário amapaense nas aulas de língua portuguesa. Revista Working Papers em Linguística. V. 21 (2), pp. 134-159.
Cerigatto, M. P. (2015). O Papel do Jornalismo Cultural e a relação com a Cultura Popular. Revista Extraprensa, 9(1), 38-49. https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.106866
Crepaldi, L. (setembro, 2005). Grupos midiáticos do Norte brasileiro: processos de regionalização, nacionalização e internacionalização. In: Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, RJ.
Nafes, S. (abril, 2019). Literatura amapaense deveria estar no currículo escolar, diz Carla Nobre. In: Seles Nafes. Recuperado de https://selesnafes.com/2019/04/literatura-amapaense-deveria-estar-no-curriculo-escolar-diz-carla-nobre/.
Peruzzo, C. M. K. (2015). Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Revista Comunicação e Sociedade. Ano 26, (43), pp. 67-84.
Piza, D. (2004). Jornalismo Cultural. (2ª ed.). Editora Contexto: São Paulo.
Piza, D. (2009). Existe público, sim. Revista Desenredos. Ano I, (2).
Santos, A. S. dos, & Rocha, P. M. (2017). A imprensa regional e o jornalismo praticado na região Amazônica no Brasil: análise do jornal ‘Diário do Amapá’. index.Comunicación, 7(3), 145–162. Recuperado a partir de https://indexcomunicacion.es/index.php/indexcomunicacion/article/view/311
Santos, J. L. (1983). O Que É Cultura. Editora Brasiliense: São Paulo.
Scheibe, R. & Augusto, I. R. (2013). Por uma conversão do olhar: desbravações epistemológicas no Amapá. Jornal Alcar, v. 2 (9), p. 1-11.
Siqueira, D. C. O. & Siqueira, E. D. (2007). A cultura no jornalismo cultural. Revista Líbero. Ano X, (19), pp. 107-116.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REMAP em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico