TRANSPORTE ESCOLAR FLUVIAL E O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS NO PÓS-PANDEMIA NA COMUNIDADE FOZ DO RIO VILA NOVA NA ILHA DE SANTANA - AMAPÁ: UM WEBDOCUMENTÁRIO.

Autores

  • Maria Eduarda Costa da Silva Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Rafael Campos Santiago Instituto Federal do Amapá (IFAP)
  • Raila Vitória Guedes de Souza Instituto Federal do Amapá (IFAP)
  • João Morais da Costa Júnior Instituto Federal do Amapá (IFAP)
  • Poliana Macedo de Sousa Instituto Federal do Amapá - IFAP

DOI:

https://doi.org/10.56856/remap.v3i1.412

Palavras-chave:

Catraieiros, WebDoc, Transporte escolar, Educação ribeirinha, Covid-19.

Resumo

Nas comunidades ribeirinhas o transporte escolar é feito por pequenas embarcações conhecidas como “catraios” ou “catraias”, que são pilotadas por um catraieiro. Com o início da pandemia de Covid-19, em 2020, as atividades escolares presenciais  foram interrompidas, e só retornaram em 2022. Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância do trabalho dos catraieiros durante o retorno às aulas presenciais no período pós-pandemia, na comunidade ribeirinha Foz do Rio Vila Nova - localizada no município de Santana, no Amapá – por meio de um minidocumentário (WebDoc) de 10 minutos, utilizando a técnica de storytelling. Com isso, a pesquisa pretende ainda compreender, analisar e documentar o dia a dia dos catraieiros, além dos impactos sofridos por eles em decorrência da pandemia de Covid-19.

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda Costa da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG
    Bacharelanda em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Técnica em Publicidade pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP).
  • Rafael Campos Santiago, Instituto Federal do Amapá (IFAP)
    Técnico em Publicidade pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP)
  • Raila Vitória Guedes de Souza, Instituto Federal do Amapá (IFAP)
    Bacharelando em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Técnica em Publicidade pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP)
  • João Morais da Costa Júnior, Instituto Federal do Amapá (IFAP)
    Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2005). Pós-graduado (Especialização) em História da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2007). Mestre em Ensino de História (2020), pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Amapá (Unifap). 
  • Poliana Macedo de Sousa, Instituto Federal do Amapá - IFAP

    Doutora em Desenvolvimento Regional e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT)  dos cursos Técnico em Publicidade, Técnico em Marketing e Tecnólogo Superior em Comércio Exterior, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), no câmpus Santana.

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Publicado

2023-06-26

Edição

Seção

Artigos