TURISMO E PUBLICIDADE: INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DOS PONTOS TURÍSTICOS DE MACAPÁ-AP
DOI:
https://doi.org/10.56856/remap.v3i1.417Palavras-chave:
Turismo, Instagram, Macapá, Publicidade, AmapáResumo
O presente trabalho apresenta os pontos turísticos da capital amapaense, Macapá, por meio da divulgação de fotografias em mídias digitais, nesse caso, o Instagram. Traz um breve histórico do estado do Amapá, sua política para o setor de turismo e ainda sobre o Instagram como ferramenta de publicidade no turismo, apresentando os principais pontos turísticos de Macapá. Este trabalho foi construído por meio da pesquisa aplicada e analisa os resultados obtidos com as postagens das fotos dos pontos turísticos. Conclui-se que o perfil apresentou bons resultados de engajamento e alcance em suas postagens e que, se fosse profissional e com parcerias, alcançaria outros pontos turísticos do Amapá.
Referências
Aguiar, A. (2018). Instagram: saiba tudo sobre esta rede social! Blog RockContent. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/instagram/
Alves, F. G.; Costa, H. S. & Perinotto, A. R. C. (2017, dez). Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e Turismo. Marketing & Tourism Review, 2(2).
Amapá, Governo do Estado do Amapá. (2016). Plano Estadual de Turismo do Amapá. Macapá, SECTUR.
Barboza, D. P. & FEGER, J. E. (2020, jun). Engajamento online de visitantes do destino turístico Brasil a partir da campanha Visit Brasil no Instagram. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, 10()1, p. 221-234.
Beling, F. (2022). As 10 redes sociais mais usadas em 2022. Oficina da Net. Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/post/16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais#:~:text=Ocupando%20o%20segundo%20lugar%20o,com%201.4%20bilh%C3%A3o%20de%20usu%C3%A1rios
Berlato, C. (2021). Capital do meio do mundo: descubra as belezas de Macapá. Site Cidade e Cultura. 2021. Disponível em: https://www.cidadeecultura.com/capital-do-meio-do-mundo-descubra-as-belezas-de-macapa/
Blog RockContent. (2021). Conteúdo visual para as redes sociais. Disponível em https://rockcontent.com/br/blog/conteudo-visual-para-redes-sociais/
Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica – IBGE. (2021). Cidades e estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ap/macapa.html
Dias, R. & da Silveira, E.J. S. (2003). Turismo religioso: ensaios e reflexões. Campinas, Editora Alínea.
Forbes Negócios. (2018). Como o Instagram está remodelando o turismo. Disponível em https://forbes.com.br/negocios/2018/02/como-o-instagram-esta-remodelando-o-turismo
Kinast, P. (2020). A história do Instagram. Blog Oficina da Net. Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/historiasdigitais/29859-historia-do-instagram
Moretti, S. L. A. et al. (2016). A imagem de Blumenau no Instagram: um estudo sobre destino turístico em redes sociais usando equações estruturais. Caderno Virtual de Turismo, 16(1), p. 126-140.
Organização Mundial de Turismo (OMT). (2001). Introdução ao Turismo. São Paulo, Roca.
Santos, G. C. O. S.et al. (2017, maio-agosto). As redes sociais e o turismo: uma análise do compartilhamento no Instagram do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, 7(2), p. 60-85.
Silva, F. F. & Bezerra, L. T. (2020). O Instagram como Ferramenta de Disseminação do Turismo no Destino Brasil. Revista Turismo & Cidades, 2 (4), p. 56–75. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/13888
de Souza, I. (2020). Saiba quais são os principais tipos de métricas de mídias sociais. Blog Rockcontent.Disponível em https://rockcontent.com/br/blog/metricas-de-midias-sociais/
Zucco, F. D. et al. (2018). Avaliação da imagem de um destino turístico no Instagram. Revista Turismo: visão e ação, 20 (3).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REMAP em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico