Creative Maker: iniciação tecnológica em robótica no estado do Amapá

Autores

  • Hutson Roger Silva Instituto Federal do Amapá
  • Cristina Coutinho de Oliveira
  • Adauto Cavalcante de Menezes
  • Dimitri Alli Mahmud
  • Breno Henrique Pedrosa de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.56856/remap.v4i1.527

Palavras-chave:

Robótica Educacional. Arduino. IFAP. Amapá. Habilidades e Competências.

Resumo

O Projeto Creative Maker, contemplado pela Chamada Nacional nº 01/2021, visou promover a iniciação tecnológica com foco em programação para alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental. A iniciativa atendeu 400 estudantes em todas as cidades do estado do Amapá com unidades do Instituto Federal do Amapá. O principal objetivo foi proporcionar uma experiência educativa em robótica, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências por meio da montagem e programação de robôs com Arduino. Baseada em uma metodologia qualitativa e no estudo de caso, essa pesquisa descreve o desenvolvimento do projeto e destaca os impactos formativos que trouxe para os estudantes. Com foco na Cultura Maker e guiadas pela abordagem STEAM, as oficinas introduziram os estudantes a um ambiente propício ao aprendizado prático e à inovação tecnológica.

Biografia do Autor

  • Hutson Roger Silva, Instituto Federal do Amapá
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Possui Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária (IFTM, 2011), graduação em Licenciatura em Matemática (UFU, 2017), graduação em Licenciatura em Computação (2022), graduação em andamento em bacharelado em Física (UNINTER) e em Ciências Aeronáuticas (UNINASSAU). Especialista em Supervisão, Gestão e Inspeção Escolar (Passo 1, 2019). Especialista em Tecnologia, Linguagens e Mídias em Educação (IFTM, 2021). Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Libras pela (Estratego, 2021). Especialista em Neuropsicopedagocia (Eniversidade estratego). Especialista em Tecnologias Digitais e Educação a Distância. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (UFU, 2020). Desenvolve pesquisa no campo da Robótica Educacional e Astronomia, com foco na interculturalidade e Astronomia Indígena.

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Publicado

2024-06-27

Edição

Seção

Artigos