Creative Maker: iniciação tecnológica em robótica no estado do Amapá
DOI:
https://doi.org/10.56856/remap.v4i1.527Palabras clave:
Robótica Educacional. Arduino. IFAP. Amapá. Habilidades e Competências.Resumen
O Projeto Creative Maker, contemplado pela Chamada Nacional nº 01/2021, visou promover a iniciação tecnológica com foco em programação para alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental. A iniciativa atendeu 400 estudantes em todas as cidades do estado do Amapá com unidades do Instituto Federal do Amapá. O principal objetivo foi proporcionar uma experiência educativa em robótica, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências por meio da montagem e programação de robôs com Arduino. Baseada em uma metodologia qualitativa e no estudo de caso, essa pesquisa descreve o desenvolvimento do projeto e destaca os impactos formativos que trouxe para os estudantes. Com foco na Cultura Maker e guiadas pela abordagem STEAM, as oficinas introduziram os estudantes a um ambiente propício ao aprendizado prático e à inovação tecnológica.
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