A INSERÇÃO DA ÁREA DA COMUNICAÇÃO NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO AMAPÁ

Autores/as

  • Jacqueline Brito Carvalho Instituto Federal do Amapá - IFAP
  • Poliana Macedo de Sousa IFAP

DOI:

https://doi.org/10.56856/remap.v4i1.528

Palabras clave:

Comunicação, Matriz Curricular, Poder disciplinar, Poder simbólico, Polícia Militar do Amapá.

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar como e quando a área da comunicação se tornou integrante da matriz curricular dos Cursos de Formação da Polícia Militar do Estado do Amapá. Para tanto, foram abordados pontos fundamentais para a identificação desses agentes e, outrossim, foi analisado de que forma estes agentes contribuíram para que a Polícia Militar justificasse a criação das disciplinas de comunicação e sua consequente inserção nos cursos de formação de soldados e de sargentos. Destarte o presente artigo foi teoricamente fundamentado nos estudos de teóricos, tais como: Michel Foucault (2011), Pierre Bourdieu (1989) e Manuel Castells (2005), assim como, os estudos atinentes ao poder disciplinar e ao poder simbólico, bem como a interação entre esses poderes na Polícia Militar do Estado do Amapá.

Biografía del autor/a

  • Jacqueline Brito Carvalho, Instituto Federal do Amapá - IFAP
    Pós-graduanda da Especialização lato-sensu em Educação Profissional e Tecnológica - EPT.
  • Poliana Macedo de Sousa, IFAP
    Doutora em Desenvolvimento Regional e Bacharel em Administração e Bacharel em Comunicação Social

Referencias

Amapá. (2008, 23 de julho). Matriz Curricular do Curso de Formação de Soldados e Instrutores – CFSD/2008. Publicado na 3º parte do Boletim Geral nº 137. Polícia Militar do Estado do Amapá.

Barroso, J. C. (2023, 07 de dezembro). Entrevista sobre o tema: Comunicação e Formação Profissional: a inserção da Área de Comunicação na matriz curricular dos Cursos de Formação dos Policiais Militares do Amapá. [Entrevista concedida a Jacqueline Brito Carvalho, aluna da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo IFAP].

Bourdieu, P. (1989). O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Carvalho, K. F. (2002). Os conceitos de habitus e campo na teoria de Pierre Bourdieu. IUPERJ, Rio de Janeiro.

Castells, M. (2005). Internet e sociedade em rede. In Moraes, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. (3. Ed). Rio de Janeiro: Record.

Freire Costa, I., Souza da Silva, A., & Nunes Dos Santos, T. Águilan. (2022). A formação interdisciplinar dos profissionais de segurança pública: a experiência da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Revista Do Sistema Único De Segurança Pública, 1(1). https://doi.org/10.56081/2763-9940/revsusp.v1n1.a3

Ferreirinha, I. M. N. & Raitz, T. R. (2010). As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas. Revista de Administração Pública da FGV, Rio de janeiro, v. 44, n. 2, p. 367-83, mar./abr. 2010.

Fontes, G. S. & Gomes, I.R.L. (2013). Cibercidades: as tecnologias de comunicação e a reconfiguração de práticas sociais. Rev. ECCO/UFMT, Londrina, 18 (2), p. 60-76, mai./ago.

Foucault, M. (2011). Vigiar e punir: nascimento da prisão. (39.ed.) Petrópolis, RJ: Vozes.

Lima, F.L.S. & Pereira, L.C. (2014). Territórios, sujeitos e força policial: pontos sobre a história da Polícia Militar do Amapá (1973 - 1977). Belém: IESP.

Senasp, Secretaria Nacional de Segurança Pública. (2014). MATRIZ CURRICULAR NACIONAL: Para ações formativas dos profissionais da área de Segurança Pública. Brasília/DF.

Rosa, T.B. (2017). O poder em Bourdieu e Foucault: considerações sobre o poder simbólico e o poder disciplinar. Revista Sem Aspas, Araraquara, 6 (1), p. 3-12, jan./jun.

Setton, M. G. J. (2002). A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação - USP. São Paulo, 20, mai-ago.

Silva, A. B. (2023, 02 de dezembro). Entrevista sobre o tema: Comunicação e Formação Profissional: a inserção da Área de Comunicação na matriz curricular dos Cursos de Formação dos Policiais Militares do Amapá [Entrevista concedida a Jacqueline Brito Carvalho, aluna da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo IFAP].

Souza, D.C.S. (2023, 07 de dezembro). Entrevista sobre o tema: Comunicação e Formação Profissional: a inserção da Área de Comunicação na matriz curricular dos Cursos de Formação dos Policiais Militares do Amapá [Entrevista concedida a Jacqueline Brito Carvalho, aluna da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo IFAP].

Souza, L. M. (2013). O conceito de habitus e campo: princípios que sustentam o ethos docente da educação profissional agrícola. Anais do II Colóquio Nacional - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal: IFRN.

Publicado

2024-06-27

Número

Sección

Artigos