Influências da espiritualidade em pessoas que estão em processo de luto antecipatório
DOI:
https://doi.org/10.56856/remap.v1i1.180Keywords:
luto antecipatório, espiritualidade, psicologia, enfrentamentoAbstract
A pesquisa partiu da compreensão integral da saúde do sujeito, ou seja, de que o ser humano é constituído como um ser bio-psico-socio-espiritual e que luto antecipatório é o processo vivido por pacientes entre o diagnóstico de uma doença grave e a morte propriamente dita, como uma reação às perdas deste período. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, que objetivou conhecer as influências da espiritualidade nos processos de luto antecipatório. Foram entrevistados quatro pacientes atendidos em um hospital geral privado e que tinham diagnóstico de doenças graves, progressivas e ameaçadoras da continuidade da vida. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e posteriormente analisadas por categorias temáticas. A análise levou à elaboração das seguintes categorias: “O diagnóstico a experiência do adoecimento”; “O impacto do adoecimento nas relações”; “Experiências de espiritualidade”; e às subcategorias: “A espiritualidade como recurso de enfrentamento ao luto antecipatório”; “Apoio espiritual” e “A espiritualidade como transformadora no significado da morte”. Constatou-se que a experiência da espiritualidade já existia nos participantes antes do adoecimento, porém que esta se intensificou após o diagnóstico e passou a constituir-se enquanto recurso de enfrentamento ao adoecimento e ao luto antecipatório vivenciado nesse processo. A espiritualidade, assim, opera nesses participantes como geradora de força, valorização da vida, autorreflexão, motivação para o tratamento e manutenção de qualidade de vida de pacientes e familiares, sendo também ferramenta que possibilita a compreensão da morte como parte da vida.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REMAP em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico