A RESPONSABILIDADE DO DOCENTE DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE EDUCANDOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS: SABERES E FALAS COMO CAMPO INVESTIGATIVO
DOI:
https://doi.org/10.56856/remap.v2i2.368Keywords:
Geografia Escolar. Conhecimento Geográfico. Saberes e Práticas.Abstract
A presente pesquisa teve como base de investigação as narrativas de professores de Geografia das séries finais do Ensino Fundamental que atuam em escolas públicas do Estado do Espírito Santo. Para realização das análises foi realizada uma categorização das falas dos professores entrevistados. Essa categorização foi feita com base em três aspectos: a) A perspectiva de Geografia Escolar; b) Corrente do Pensamento Geográfico assumida pelos docentes e; c) Os conceitos e princípios considerados centrais em seu processo de ensinar a ciência geográfica. Os referenciais teóricos basearam-se, principalmente, nas obras de Paulo Freire; Milton Santos e Valdir Nogueira. Os dados coletados foram sistematizados e analisados relevando as relações de conflitos existentes entre as falas e as práticas dos professores de Geografia nas escolas em questão. Constatou-se também, uma relação contraditória entre os saberes e as práticas dos docentes e, ao mesmo tempo, possibilidades de transgressão.References
Callai, H. C. (2012). Estudar o lugar para compreender o mundo. In. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. (10a. Ed). Porto Alegre: Meditação.
Callai, H. C. (2001). A Geografia e a Escola: muda a Geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, (16), p. 133-152.
Callai, H. C. (2011). A Geografia escolar e os conteúdos da Geografia. Anekumene, (1), p. 128-139.
Callai, H. C. (1999). O estudo do lugar como processo de pesquisa para a aprendizagem. Espaços da Escola, Ijui-RS, (31), p. 43-52.
Castrogiovanni. A. C. (2006). Ensino de geografia: práticas e reflexões no cotidiano. (2a. Ed). Porto Alegre: Mediação.
Cavalcanti, L. S. (2011). Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: Castellar, S. (Org.) Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. (3a ed). São Paulo: Contexto, p. 66-78.
Freire, P. (2013). Pedagogia do oprimido. (54a. Ed). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Grubits, S. & Darrault-Harris, I. (2004). Método qualitativo: um importante caminho no aprofundamento das investigações. In: GRUBITS, S.; NORIEGA, J. A. V. (org.). Método qualitativo: epidemiologia, complementaridades e campos de aplicação. São Paulo, SP: Vetor, p. 15- 27.
Moraes, A.C.R. (2010). Geografia: pequena história crítica. (21a. ed.) São Paulo: Annablume, (1), 152p .
Nogueira, V. & Carneiro, S. M. M. (2009). Educação Geográfica e Formação da Consciência Espacial-cidadã no Ensino Fundamental: sujeitos, saberes e práticas. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (1). p. 1-15.
Santos, M. (2008). Espaço e Método. (5a. Ed). São Paulo: Edusp.
Santos, M. (2009). A natureza do espaço. Técnica e tempo; Razão e emoção. São Paulo: Edusp.
Silveira, M. L. (2006). O espaço geográfico: da perspectiva geométrica à perspectiva existencial. Geousp, (19), p. 81-91
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REMAP em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico