A RESPONSABILIDADE DO DOCENTE DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE EDUCANDOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS: SABERES E FALAS COMO CAMPO INVESTIGATIVO

Autores

  • Maicon Lemos Sathler Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Amapá
  • Elvis Reis de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.56856/remap.v2i2.368

Palavras-chave:

Geografia Escolar. Conhecimento Geográfico. Saberes e Práticas.

Resumo

A presente pesquisa teve como base de investigação as narrativas de professores de Geografia das séries finais do Ensino Fundamental que atuam em escolas públicas do Estado do Espírito Santo. Para realização das análises foi realizada uma categorização das falas dos professores entrevistados. Essa categorização foi feita com base em três aspectos: a) A perspectiva de Geografia Escolar; b) Corrente do Pensamento Geográfico assumida pelos docentes e; c) Os conceitos e princípios considerados centrais em seu processo de ensinar a ciência geográfica. Os referenciais teóricos basearam-se, principalmente, nas obras de Paulo Freire; Milton Santos e Valdir Nogueira. Os dados coletados foram sistematizados e analisados relevando as relações de conflitos existentes entre as falas e as práticas dos professores de Geografia nas escolas em questão. Constatou-se também, uma relação contraditória entre os saberes e as práticas dos docentes e, ao mesmo tempo, possibilidades de transgressão.

Biografia do Autor

  • Maicon Lemos Sathler, Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Amapá
    Licenciado (2010) e Mestre (2020) em Geografia, na linha de pesquisa Espaço, Cultura e Linguagens, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialista em Gestão Educacional Integrada: Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção, pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisa, Cesap, 2014. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP - Campus Laranjal do Jari.
  • Elvis Reis de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestre em Geografia – Universidade Federal do Espírito Santo

    Professor da rede municipal da cidade de Serra – ES

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Artigos