ESG: UMA ANÁLISE SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SC, BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.56856/remap.v2i2.397Palavras-chave:
Comportamento ético, Qualidade de vida no trabalho, Soluções de melhorias.Resumo
O presente estudo aborda os conceitos de ESG ((environmental, social e governance) e Responsabilidade Social Corporativa, tem por objetivo analisar a visão dos colaboradores de algumas empresas do Alto Vale do Itajaí, para avaliar se as instituições estão cumprindo com seu compromisso em manter o comportamento ético interna e externamente, resultando em melhores condições de vida para com seus funcionários, sociedade e no progresso econômico para, futuramente ser permitir apontar possíveis melhorias e, consequentemente procurar resolver o(s) problema(s). Foi realizada a produção de um questionário qualitativo com vinte e três perguntas que, posteriormente, foi aplicado através da internet, via formulário. Para a realização do mesmo, houve a obrigatoriedade dos respondentes em aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a obtenção de sessenta e duas respostas, foram efetuadas as análises e dado ênfase nas perguntas que obtiveram de respostas intrigantes, resultando na observância de que a maioria dos colaboradores não obtêm conhecimento sobre Responsabilidade Social Corporativa, as pessoas que não sabem o que significa, gostariam que a empresa trouxesse este assunto para os colaboradores e que a minoria das empresas realizam a contratação de pessoas com deficiências. Por fim, tendo como possíveis melhorias levar este assunto para os trabalhadores e realizar programas de contratação de pessoas com deficiência.
Referências
Boldo, T., Severo, E. A. & Guimarães, J. C. F. (2018). Responsabilidade social e qualidade de vida no trabalho:a percepção de funcionários supermercadistas. Revista Reuna. Recuperado de: <https://revistas.una.br/reuna/article/view/1033>.
Compact Global. (2004). Who Cares Win: Connecting Financial Markets to a Changing World. Recuperado de: https://d306pr3pise04h.cloudfront.net/docs/issues_doc%2FFinancial_markets%2Fwho_cares_who_wins.pdf
FIA, Fundação Instituto de Administração. (2019). Responsabilidade Social: o que é, importância e exemplos. In: Blog da Fundação Instituto de Administração. São Paulo. Recuperado de: <https://fia.com.br/blog/responsabilidade-social/>
Fáveri, H. J., Blogoslawski, I.P.R. & Fachini, O. (2008). Educar para a Pesquisa: Normas para Produção de Textos Científicos. (3a Ed). Nova Letra.
Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.
Intedya, Internacional Dynamic Advisors. Responsabilidade Social Corporativa. Recuperado de: .
Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (2001). Fundamentos de metodologia científica. (4a. Ed), São Paulo: Atlas.
Solides. (2022). Lei PCD: Entenda tudo sobre a contratação de pessoas com deficiência. Recuperado de: <https://blog.solides.com.br/lei-pcd-entenda-tudo-sobre-a-contratacao-de-pessoas-com-deficiencia/>.
Schirrmeister, R. & França, A. C. L. (2012). A qualidade de vida no trabalho: relações com o comprometimento organizacional nas equipes multi contratuais. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 12 (3), p. 283-298.
Bertoncello, S. L. T. & JÚNIOR, J. C. (2007). A importância da Responsabilidade Social Corporativa como fator de diferenciação. FACOM, 17, p. 73-73, jun. Recuperado de: <https://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_17/silvio.pdf>.
Pavlova, I & Boyrie, M. E. (2021). ESG, ETFs and the COVID-19 stock market crash of 2020: Did clean funds fare better? In: Finance Research Letters. Recuperado de: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S154461232100132X
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REMAP em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico