Movimento Maker e o Uso da Impressora 3D na Educação Básica

Autores

  • Ernane Martins Glória Martins Martins Glória Egresso da UNIFAP/AP E Pós Graduação IFAP.
  • Alessandra Lopes Siqueira da Penha Lopes Siqueira da Penha Instituto Federal do Espirito Santo/ IFES
  • Daniel Jorge Santos da Hora Jorge Santos da Hora Instituto Federal do Espirito Santo/ IFES
  • Gian Ritter De Moura Ritter Ritter De Moura Instituto Federal do Espirito Santo/ IFES
  • Rodolfo Rômulo Broseghini Rômulo Rômulo Broseghini Instituto Federal do Espirito Santo/ IFES
  • Waldeci Cesar de Souza Cesar Cesar de Souza Instituto Federal do Espirito Santo/ IFES

DOI:

https://doi.org/10.56856/remap.v4i1.520

Palavras-chave:

Movimento maker, Impressora 3D, Protagonismo.

Resumo

Resumo

O artigo visa contribuir, por meio de uma revisão de literatura científica, com os processos de ensino e aprendizagem da Educação Básica, destacando a utilização do movimento maker e o uso da impressora 3D. A pesquisa tem como objetivo principal de descrever e identificar como o movimento maker e o uso da impressora 3D podem estimular a criatividade e o protagonismo dos estudantes na Educação Básica. Através de levantamentos bibliográficos na literatura científica, e em artigos publicados em periódicos. Quanto a metodologia delimitamos com o modelo de pesquisa bibliográfica, qualitativa, de natureza básica, exploratória, para alcançarmos os objetivos propostos. Os resultados obtidos mostraram que os alunos envolvidos em experiências que incorporaram essas tecnologias desenvolveram o protagonismo, estimulação da criatividade, pensamento crítico e tomada de decisões. 

Palavras-chave: Movimento maker; Impressora 3D; Protagonismo; Criatividade.


Biografia do Autor

  • Ernane Martins Glória Martins Martins Glória, Egresso da UNIFAP/AP E Pós Graduação IFAP.

    Sou o professor Ernane Martins Glória, Tenho formação em licenciatura e bacharelado em Geografia pela UNIFAP, também fiz algumas especializações: Esp. em educação especial e inclusiva (FATECH); Esp. Educação Profissional e tecnológica (IFAP); Esp. Em Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas ao Mundo do Trabalho (UFPI) e Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Formação Docente para a Educação a Distância (IFES). Atualmente não estou lecionando como professor; porém busco sempre me atualizar e oportunidades dos cursos no modo EAD a qual me apaixonei. Hoje sou funcionário público trabalho como agente de saneamento do Estado do Amapá/ CAESA. 

  • Alessandra Lopes Siqueira da Penha Lopes Siqueira da Penha, Instituto Federal do Espirito Santo/ IFES

    Bacharela em Administração (FACELI) 

    Pós Graduada MBA em Marketing pela MULTIVIX - 

    Pós Graduanda em Informática na Educação pelo IFES CEFOR.


  • Daniel Jorge Santos da Hora Jorge Santos da Hora, Instituto Federal do Espirito Santo/ IFES

     Bacharel em Análise de Sistemas (UNIVC), 

    Pós Graduando em Informática na Educação pelo IFES CEFOR.

     

  • Gian Ritter De Moura Ritter Ritter De Moura, Instituto Federal do Espirito Santo/ IFES

     Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Contestado - 

    Pós Graduação em Design Educacional, 

    Inovação e Tecnologia na Faculdade Fael. 

    Pós Graduando em Informática na Educação pelo IFES CEFOR.

  • Rodolfo Rômulo Broseghini Rômulo Rômulo Broseghini, Instituto Federal do Espirito Santo/ IFES

    Bacharel em Engenharia Elétrica pela Faculdade Pitágoras.

     Pós Graduando em Informática na Educação pelo IFES CEFOR.

  • Waldeci Cesar de Souza Cesar Cesar de Souza, Instituto Federal do Espirito Santo/ IFES

    Tecnólogo em Gestão da Qualidade (UNICESUMAR),

    Pós Graduação em Formação Docente para a Distância pelo IFES CEFOR. 

     

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Publicado

2024-06-27

Edição

Seção

Artigos