A DISSOLUÇÃO DO IDEAL REVOLUCIONÁRIO NA NARRATIVA DE BAR DON JUAN, DE ANTONIO CALLADO
DOI:
https://doi.org/10.56856/remap.v4i1.522Palavras-chave:
narrativa fragmentada, resistência, ditaduraResumo
O presente artigo tem como objeto de estudo o romance Bar Don Juan, de autoria do escritor brasileiro Antonio Callado, cuja primeira edição data de 1971, auge do regime militar no Brasil. Interessa a este trabalho investigar os aspectos da narrativa que reproduzem ou reforçam a visão pessimista do autor a partir de uma narrativa fragmentada que aos poucos desconstrói o ideal revolucionário e a ação direta como possibilidades de resistência durante os anos de chumbo no Brasil, e como esse discurso derrotista está fragmentado de maneira a provocar no leitor a compreensão de insucesso de qualquer tentativa de oposição.Referências
Agazzi, G. L. (2017). A crise das utopias: a esquerda nos romances de Antônio Callado (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
CALLADO, A. (2014). Bar Don Juan. Rio de Janeiro, RJ: Ed. José Olympio.
CHIAPPINI, L. in Bar Don Juan, CALLADO, A. (2014). Rio de Janeiro, RJ: Ed. José Olympio.
Ferreira, A. M., & da Rosa Range, C. R. (2002). Reféns do discurso guerrilheiro: as personagens de Bar Don Juan e a ditadura militar. Disciplinarum Scientia| Artes, Letras e Comunicação, 3(1), 93-105.
Fontana, C. R. A relação entre história e literatura: uma análise do livro bar don juan. Revista de Literatura, História e Memória, 15(25), 215-228.
FRANKLIN, J. (2020, 21 de setembro). AI-5: Qual o seu impacto na democracia brasileira? [POLITIZE]. Recuperado de https://www.politize.com.br/ato-institucional-5/
NEPOMUCENO, E. in Bar Don juan, CALLADO, A. (2014). Rio de Janeiro, RJ: Ed. José Olympio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REMAP em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico