ENDOMETRIOSE E ACUPUNTURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.56856/remap.v3i2.420Palavras-chave:
Acupuntura, Endometriose, Dor Pélvica, Saúde, MulherResumo
A endometriose é uma doença pélvica crônica que afeta a mulher em idade reprodutiva caracterizada por implante e desenvolvimento de tecido endometrial fora da cavidade uterina, sendo uma das causas da infertilidade feminina e da dor pélvica que se intensifica bastante durante a menstruação. Objetivo: O presente artigo tem como intuito demonstrar que com o tratamento da acupuntura podemos diminuir efetivamente o incômodo da endometriose que afeta mulheres principalmente em idade reprodutiva, diminuindo assim a qualidade de vida. Metodologia: Este estudo foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica, obtidos de livros acervo próprio, artigos científicos de fontes como google acadêmico, scielo, bireme e escritos em português, com a finalidade de verificar sua atuação no tratamento da endometriose. Conclusão: Portanto de acordo com a MTC, a endometriose é derivada a partir do desequilíbrio energético onde o endométrio que deveria ser expelido se aloja em outras regiões e cresce causando dores na região pélvica, e a acupuntura, técnica da MTC, vêm sendo estudada em diversas doenças ginecológicas por se tratar de um procedimento de baixo custo, sem causar efeitos colaterais e de grandes resultados benéficos para a paciente, tratando essas perturbações, removendo estagnação do sangue, fortalecendo assim o Yang do Rim para alívio dos sintomas de dor. Apesar das dificuldades encontradas devido ao pequeno número de publicações confiáveis referentes ao assunto, o estudo mostrou que se a técnica for devidamente aplicada, a acupuntura pode sim ser eficaz no tratamento e principalmente na redução dos sintomas das dores causadas pela endometriose.
Referências
Campiglia, H. (2010) Domínio Do Yin: Da Fertilidade À Maternidade. São Paulo: Roca.
Ferreira, A. C. et al. (2006) Contribuição da ultra-sonografia de alta frequência no diagnóstico de endometriose de parede abdominal: relato de caso. Rev Imagem, 28(3).
Kratka, C. P. (2002) O enigma da endometriose. Monografia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Universitário De Brasília – Brasília. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/2496/2/9863817.pdf
Ma, Y. T.; Ma, M.; Cho, Z. H. (2006) Acupuntura para controle da dor: um enfoque integrado. São Paulo: Roca.
Takeda, F. L. (2004) Endometriose e Acupuntura. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/querosermae/ult601u183.shtml . Acesso em: 01 abr 2017 .
Vieira, R. F. (2010) Endometriose e Acupuntura. Disponível: https://guiaendometriose.com.br/ . Acesso em: 01 abr 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REMAP em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico