DISCURSIVIDADES FITOTOPONÍMICAS E ZOOTOPONÍMICAS DE UM BAIRRO ARAGUAINENSE E DO FUTEBOL TOCANTINENSE

Autores

  • Rubens Martins da Silva Universidade Estadual do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins
  • Súsie Fernandes Santos Silva Secretaria de Educação do Estado do Tocantins
  • Suzana Fernandes Santos Silva Instituto Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.56856/remap.v3i2.439

Palavras-chave:

Onomástica, Toponímia, Fitotoponímia, Zootoponímia, Discursividades.

Resumo

Os estudos onomásticos e toponímicos investigam, por exemplo, os significados dos nomes atribuídos a cidades, ruas, times de futebol etc. O objetivo deste trabalho é analisar, pela fitotoponímia, os sentidos dos nomes atribuídos às ruas do Bairro Jardim das Flores em Araguaína-TO e, pela zootoponímia, os sentidos dos nomes atribuídos a clubes desportivos dos seguintes municípios: Araguaína, Colinas, Gurupi, Palmas, Porto Nacional, Tocantinópolis. De cunho qualitativo, a metodologia realizada analisou as discursividades de sentidos dos nomes Avenida Filadélfia, Rua das Malvas, Rua das Violetas, Rua dos Lírios, Rua Ipê Amarelo, Rua das Tulipas, Rua dos Hibiscos, Rua dos Gerânios, Avenida Jasmin, Ruas “A”, “B” e “Um”. Na mesma linha foram analisados os nomes Tourão do Norte, Verdão do Norte, Kaburé Esporte Clube, Camaleão do Sul, Tigre Portuense e Arara-azul na condição de animais e aves atribuídos aos clubes de futebol. À guisa conclusiva, os estudos revelaram, pela fitotoponímia, que os nomes atribuídos às ruas estudadas possibilitam a percepção de resultados discursivos relacionados ao lugar de vivência; pela zootoponímia, os nomes atribuídos aos times de futebol funcionam como discurso de motivação aos próprios jogadores e aos seus fiéis torcedores.

Biografia do Autor

  • Rubens Martins da Silva, Universidade Estadual do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins

    Graduado em Letras e Pedagogia.

    Mestre em Letras: literatura e crítica literária

    Doutor em Letras: Ensino de Língua e Literatura

  • Súsie Fernandes Santos Silva, Secretaria de Educação do Estado do Tocantins

    Graduada em Letras.
    Mestra em Estudos de Cultura e Território

  • Suzana Fernandes Santos Silva, Instituto Federal do Tocantins
    Graduada em Letras: Português/Inglês

Referências

DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Edições Arquivo Estado de São Paulo, 1990.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. – 3. ed. – Porto Alegre: Artemed. 2009.

ORLANDI. E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. – 3. ed. – Campinas: Pontes Editores. 2015.

PÊCHEUX. M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução: Eni P. Orlandi – 7. ed. – Campinas, SP: Pontes Editores. 2015.

PEREIRA, Renato Rodrigues. A toponímia de goiás: em busca da descrição de nomes de lugares de municípios do sul goiano. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens). Centro de Ciências Humanas e Sociais, UFMS, Campo Grande, MS. 2009.

PEREIRA, et al. Um estudo crítico sobre o processo de transformação área de risco em área de ricos na Avenida Filadélfia em Araguaína-TO. ANAIS do VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. Disponível em: <http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1403904185_ARQUIVO_ARTIGOAIRESSEudarciaeAntonioMarinhoCBG.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos