DISCURSIVIDADES FITOTOPONÍMICAS E ZOOTOPONÍMICAS DE UM BAIRRO ARAGUAINENSE E DO FUTEBOL TOCANTINENSE
DOI:
https://doi.org/10.56856/remap.v3i2.439Palavras-chave:
Onomástica, Toponímia, Fitotoponímia, Zootoponímia, Discursividades.Resumo
Os estudos onomásticos e toponímicos investigam, por exemplo, os significados dos nomes atribuídos a cidades, ruas, times de futebol etc. O objetivo deste trabalho é analisar, pela fitotoponímia, os sentidos dos nomes atribuídos às ruas do Bairro Jardim das Flores em Araguaína-TO e, pela zootoponímia, os sentidos dos nomes atribuídos a clubes desportivos dos seguintes municípios: Araguaína, Colinas, Gurupi, Palmas, Porto Nacional, Tocantinópolis. De cunho qualitativo, a metodologia realizada analisou as discursividades de sentidos dos nomes Avenida Filadélfia, Rua das Malvas, Rua das Violetas, Rua dos Lírios, Rua Ipê Amarelo, Rua das Tulipas, Rua dos Hibiscos, Rua dos Gerânios, Avenida Jasmin, Ruas “A”, “B” e “Um”. Na mesma linha foram analisados os nomes Tourão do Norte, Verdão do Norte, Kaburé Esporte Clube, Camaleão do Sul, Tigre Portuense e Arara-azul na condição de animais e aves atribuídos aos clubes de futebol. À guisa conclusiva, os estudos revelaram, pela fitotoponímia, que os nomes atribuídos às ruas estudadas possibilitam a percepção de resultados discursivos relacionados ao lugar de vivência; pela zootoponímia, os nomes atribuídos aos times de futebol funcionam como discurso de motivação aos próprios jogadores e aos seus fiéis torcedores.
Referências
DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Edições Arquivo Estado de São Paulo, 1990.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. – 3. ed. – Porto Alegre: Artemed. 2009.
ORLANDI. E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. – 3. ed. – Campinas: Pontes Editores. 2015.
PÊCHEUX. M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução: Eni P. Orlandi – 7. ed. – Campinas, SP: Pontes Editores. 2015.
PEREIRA, Renato Rodrigues. A toponímia de goiás: em busca da descrição de nomes de lugares de municípios do sul goiano. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens). Centro de Ciências Humanas e Sociais, UFMS, Campo Grande, MS. 2009.
PEREIRA, et al. Um estudo crítico sobre o processo de transformação área de risco em área de ricos na Avenida Filadélfia em Araguaína-TO. ANAIS do VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. Disponível em: <http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1403904185_ARQUIVO_ARTIGOAIRESSEudarciaeAntonioMarinhoCBG.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REMAP em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico