A importância dos indicadores de desempenho logístico no alcance das metas organizacionais

Authors

  • Franciele Aparecida Silva IF Sudeste MG
  • Helder Antônio Silva IF Sudeste MG
  • Nicássia Feliciana Novôa IF Sudeste MG
  • José Carlos de Cnop Siqueira IF Sudeste MG

DOI:

https://doi.org/10.56856/remap.v1i1.188

Keywords:

Logística, Controle de desempenho, Indicadores de desempenho, estudo de caso

Abstract

A logística dentro das organizações vem ganhando um espaço cada vez maior, na medida em que o aperfeiçoamento de suas operações contribui na busca por vantagens competitivas, como melhoria no nível de serviço e redução de custos. A intensa competitividade no atual mercado globalizado faz organizações investirem grandes quantias no controle de desempenho do setor de forma que aumente sua efetividade. O presente trabalho aborda a importância da utilização dos indicadores de desempenho logístico no alcance das metas organizacionais através de um estudo de caso, buscando analisar a utilização dos indicadores no processo logístico de uma empresa atuante no setor de extração e transformação de minérios. O estudo identificou quais os principais indicadores de desempenho logístico utilizados na organização e sua importância na tomada de decisão; verificou ainda que a logística atua como ferramenta para o aumento da competitividade da empresa no mercado, através do dilema nível de serviço e custos.

Author Biographies

  • Franciele Aparecida Silva, IF Sudeste MG
    Graduada em Administração pelo IF Sudeste MG campus Barbacena - MG.
  • Helder Antônio Silva, IF Sudeste MG
    Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei (1997), graduação em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios internacionais, empreendedorismo internacional, qualidade, sistemas de gestão, gestão da qualidade, auditoria da qualidade, gestão ambiental, estatística, planejamento de experimentos (DOE), controle estatístico de processo (CEP), pesquisa operacional, método multicritério de tomada de decisão (AHP).
  • Nicássia Feliciana Novôa, IF Sudeste MG
    Professora do Curso de Admnistração do IF Sudeste MG Campus Barbacena - MG. Mestre em Administração de Empresas e doutoranda do curso de Administração de Empresas do IAG PUC-Rio de Janeiro.
  • José Carlos de Cnop Siqueira, IF Sudeste MG
    Professor do Curso de Administração do IF Sudeste MG Campus Barbacena - MG.

Published

2018-02-17

Issue

Section

Artigos