MUDANÇA DE PAUTA: A PRODUÇÃO DE UM SITE PARA A COMUNIDADE LGBTQIAP+
DOI:
https://doi.org/10.56856/remap.v3i1.413Keywords:
LGBTQIAP . Site. Inovação. Jornalismo. Plataformas online.Abstract
O presente artigo apresenta a descrição do percurso teórico-prático empreendido para a produção do site AUGE - Orgulho e notícia, que teve como finalidade a produção de notícias com foco sobre e para a comunidade LGBTQIAP+, apresentando esse público como pessoas empreendedoras e que atuam em diversas áreas sem ter que omitir a identidade sexual e/ou de gênero. As matérias apresentam esse grupo social de forma diferente da que é, geralmente, mostrada pela grande mídia, na qual essas pessoas, por vezes, ganham visibilidade em matérias sobre relacionamentos, preconceitos ou assassinatos. Para isso, realizamos entrevistas com profissionais de diferentes áreas de atuação e de regiões distintas do país para mostrar que, em diferentes localidades, e apesar de todos os preconceitos sociais e resistências, pessoas LGBTQIAP+ têm se destacado na área em que atuam e com projetos de inovação.
References
Dondis, A. D. (1997). Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes.
Foucault, M. (1999). Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Editora Vozes.
Paula, T. F. & Paula, T. F. (2020, jul – aug). A Construção Social da AIDS e as Repercussões na Prática dos Profissionais de Saúde. Braz. J. Hea. Rev., 4 (3), p. 9844-985. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/14409/11976
Parker, R. (2002). Abaixo do Equador: Culturas do desejo, homossexualidade masculina e comunidade gay no Brasil. Rio de Janeiro: Record.
Primo, A. (2007). O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós, 9, p. 1-21. Disponível em: https://doi.org/10.30962/ec.153
Recuero, R. (2009). Redes Sociais na Internet. Ed. Meridional: Porto Alegre.
Silva, F. R. (2013). As porosidades do tempo: velhos e velhices nas publicações homoeróticas brasileiras (1978-2013). Doutorado em História. Universidade Federadal de Pernambuco.
Simões, J. A. & França, I. L. (2005). Do “gueto” ao mercado. In Green, James & Trindade, Ronaldo. (Org). Homossexualismo em São Paulo e outros escritos. São Paulo: UNESP.
Traquina, N. (2016). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Florianópolis, SC: Insular.
Koulopoulos, T. (2011). Inovação com resultado: o olhar além do óbvio. São Paulo: Editora Gente/Editora Senac São Paulo.
Wheeler, A. (2008). Design de identidade da marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REMAP em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico