Os desafios da pesquisa para alunos de Stricto Sensu – limites e oportunidades do aprendizado

Autores/as

  • Waldiane Ávila Fialho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG

DOI:

https://doi.org/10.56856/remap.v1i1.161

Palabras clave:

Pesquisa, Metodologia Científica, Stricto Sensu.

Resumen

O artigo propõe refletir sobre os desafios da pesquisa para alunos de cursos Stricto Sensu, envolvendo o papel do professor e o proveito dos orientandos. Para tanto, foram selecionados quatro estudos de professores e pesquisadores que se dedicam tratar, de forma pontual, esse instigante tema. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa é de caráter descritivo, com dados de natureza qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, para a análise de dados, empregou-se a análise de conteúdo para descrever e interpretar os principais achados dos estudos realizados pelos professores e pesquisadores. Os resultados apresentados, pretendem trazer luz aos conteúdos de metodologia de pesquisa, bem como para os profissionais do ensino superior que ministram tais conteúdos, além dos mestrandos e doutorandos. Percebeu-se, em algumas universidades, um hiato entre o ensino e a pesquisa. Sendo assim, refletir sobre os desafios que envolvem essas duas instâncias pode indicar desdobramentos que contribuem para o meio acadêmico.

Biografía del autor/a

  • Waldiane Ávila Fialho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG
    Professora convidada e doutoranda do Programa de Administração.

Publicado

2018-02-17

Número

Sección

Artigos