AS MULHERES E A MEMÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CAMPINA GRANDE – PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.56856/remap.v2i1.371Palabras clave:
Mulheres, História da ciência e tecnologia, gêneroResumen
A Ciência e Tecnologia (C&T) culturalmente foi colocada como uma área majoritariamente masculina, de modo que, hoje, poucas mulheres ocupam esse espaço. Os dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informam que apenas 3.9 milhões de mulheres estão matriculadas no ensino superior no Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura informa que apenas 3,7% de cientistas mulheres estão na Área de Ciência e Tecnologia no mundo. Existe, pois, uma evidente diferença de gênero no setor que pode ser justificada como uma estratégia política baseada em espaços de poder e dominação que produzem subjetivação e sujeição nos corpos e mentes das mulheres que escolhem a C&T como profissão. A partir de entrevistas com alunas e profissionais da área no estado da Paraíba, conseguimos mapear como isso ocorre no estado da Paraíba. Nesse relato, compartilhamos nosso caminho na pesquisa e como desevolvemos ela a luz de pesquisas documentais e da História Oral
Referencias
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Gênero, Educação e Ciência. In: Gênero e práticas culturais: desafios históricos e saberes interdisciplinares. Charliton, José dos natos Machado, Idalina Maria Freitas Lima Santiago, Maria Lúcia da Silva Nunes (organizadores) – Campina Grande: EDUEPB, 2010.
ROLNIK, Suely. “A multiplicação da subjetividade”, “Mais!”, Folha de São Paulo. São Paulo, 19/05/96; p. 3/5.
SADENBERG, Cecília M B. Feminismos, feministas e movimentos sociais. In BRANDÃO, Margarida Luiza Ribeiro, BINGEMER, Maria Clara L, Mulher e Relações de Gênero, São Paulo: Edições Loyola: 1994.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REMAP em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico