PRÁTICA EXPERIMENTAL DE BIOMAGNETISMO: APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS

Autores

  • Andressa de Sousa de SousaOliveira Instituto Federal do Amapá - IFAP
  • Clarice Pinheiro da Silva Instituto Federal do Amapá - IFAP
  • Felipe Gomes Pereira Instituto Federal do Amapá - IFAP
  • Manuelly Katrine dos Santos Toloza Instituto Federal do Amapá - IFAP
  • Maria Eduarda do Carmo Sousa Instituto Federal do Amapá - IFAP
  • Maria Claudia Gama Balieiro Instituto Federal do Amapá - IFAP
  • Venicia dos Santos Silva Instituto Federal do Amapá - IFAP
  • Marcenilda Amorim Lima Instituto Federal do Amapá - IFAP

Resumo

O Biomagnetismo consiste no uso de pares de ímãs de alta potência para combater parasitas, bactérias, fungos, vírus e outros germes causadores de diversas doenças. O campo de pesquisa sobre metodologias de ensino é vasto e está em constante modificação, a fim de aperfeiçoar as práticas pedagógicas. Desta forma, existem diversas possibilidades para a construção de situações de ensino e aprendizagem que podem contribuir de modo significativo na construção do conhecimento adquirido em sala de aula pelos estudantes. A prática experimental de biomagnetismo propõe mostrar a eficácia dos experimentos durante o processo de ensinoaprendizagem nas escolas, podendo investigar as propriedades magnéticas dos organismos vivos e sua interação com campos magnéticos externos. Assim, a inovação e o aprimoramento das práticas experimentais adotadas em sala de aula relacionados ao tema de biomagnetismo, permitem que os alunos observem e analisem como os seres vivos interagem na presença de campos magnéticos e como influenciam nos organismos de animais migratórios, bactérias magnetotácticas e no corpo humano.

Biografia do Autor

  • Andressa de Sousa de SousaOliveira, Instituto Federal do Amapá - IFAP
    Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (BIO 23.1), Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari.
  • Clarice Pinheiro da Silva, Instituto Federal do Amapá - IFAP
    Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (BIO 23.1), Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari.
  • Felipe Gomes Pereira, Instituto Federal do Amapá - IFAP
    Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (BIO 23.1), Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari.
  • Manuelly Katrine dos Santos Toloza, Instituto Federal do Amapá - IFAP
    Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (BIO 23.1), Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari.
  • Maria Eduarda do Carmo Sousa, Instituto Federal do Amapá - IFAP
    Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (BIO 23.1), Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari.
  • Maria Claudia Gama Balieiro, Instituto Federal do Amapá - IFAP
    Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (BIO 23.1), Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari.
  • Venicia dos Santos Silva, Instituto Federal do Amapá - IFAP
    Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (BIO 23.1), Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari.
  • Marcenilda Amorim Lima, Instituto Federal do Amapá - IFAP
    Orientadora, Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari.

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Publicado

2023-12-20