Os desafios da pesquisa para alunos de Stricto Sensu – limites e oportunidades do aprendizado
Waldiane Ávila Fialho
Resumo
O artigo propõe refletir sobre os desafios da pesquisa para alunos de cursos Stricto Sensu, envolvendo o papel do professor e o proveito dos orientandos. Para tanto, foram selecionados quatro estudos de professores e pesquisadores que se dedicam tratar, de forma pontual, esse instigante tema. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa é de caráter descritivo, com dados de natureza qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, para a análise de dados, empregou-se a análise de conteúdo para descrever e interpretar os principais achados dos estudos realizados pelos professores e pesquisadores. Os resultados apresentados, pretendem trazer luz aos conteúdos de metodologia de pesquisa, bem como para os profissionais do ensino superior que ministram tais conteúdos, além dos mestrandos e doutorandos. Percebeu-se, em algumas universidades, um hiato entre o ensino e a pesquisa. Sendo assim, refletir sobre os desafios que envolvem essas duas instâncias pode indicar desdobramentos que contribuem para o meio acadêmico.
Palavras-chave
Pesquisa; Metodologia Científica; Stricto Sensu.
DOI:
http://dx.doi.org/10.56856/remap.v1i1.161
Apontamentos
Direitos autorais 2017 REMAP - REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ
Atribuição - CC BY NC
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br
e-ISSN: 2764-748X
Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:
Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: