FORRÓ, BREGA E CARTOGRAFIA: AGENCIAMENTOS POSSÍVEIS A PARTIR DE PRODUÇÕES MUSICAIS DE NORTE A NORDESTE

Weberson Ferreira Dias, Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Adão Machado Lima

Resumo


A presente pesquisa analisou produções musicais de forró e brega na perspectiva de refletir sua linguagem gráfica no contexto histórico dos anos de 1990. A análise visa responder à seguinte pergunta: que agenciamentos são feitos a partir da análise de encartes do CD da banda cearense Mastruz com Leite e músicas interpretadas pelo cantor paraense Roberto Villar, ambos na década de 1990? O artigo procurou pensar nas características estéticas e culturais presentes nas capas de CDs, e como as escritas das canções refletiam acerca das vivências e experiências da sociedade em questão. Na proposta foram analisadas as capas dos CDs do ano 1990 na perspectiva de refletir o contexto político e econômico tanto no Brasil como na Europa. Teóricos como Martín-Barbero (2015), Deleuze (1992) e Gohn (2001) possibilitaram a compreensão de conceitos relacionados à tecnologia, cartografia e às manifestações culturais. Nesse sentido, partindo da ideia rizomática de agenciamento, é possível observar que a música brasileira agencia o processo histórico a partir da  elaboração, criação e implantação da linguagem escrita.

Palavras-chave


Cartografia; Forró; Brega; Mastruz com Leite; Roberto Villar

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DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v2i1.380

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