IDENTIDADE FLUVIAL DOS MORADORES RIBEIRINHOS DO RIO JARI NA PORÇÃO DA RUA ANTIGA DA USINA

Danilo Sorato Oliveira Moreira, Nubia Deborah Araújo Caramello, Robson de Brito Silva

Resumo


Este trabalho busca mapear a identidade fluvial dos moradores ribeirinhos do Rio Jari, na Rua da Antiga Usina (Rua Xirizal). Para efetuar a compreensão almejada usou-se de pesquisa bibliográfica relacionada ao município de Laranjal do Jari, bem como matérias relacionadas que sustentarão aos objetivos e o uso de questionário eletrônico no Google Forms, aplicado aos moradores durante a atividade de pesquisa de campo, na forma de entrevista na residência dos moradores. A identidade cultural, em todas as suas nuances é foco desse trabalho, cujas problemáticas são as seguintes: quais as características marcantes dos moradores que caracterizam sua identidade fluvial, e como essa identidade reflete suas vivencias diante do fenômeno natural de enchente nessa região no período em que tem vivido na referida Rua da Antiga Usina? Observou-se nesse sentido o poder adaptativo desses moradores ao lidar com uma serie de dificuldades, mostrando assim uma resiliência ímpar e capacidade de adaptação ao seu nicho, e ao lidarem com o fenômeno das enchentes, tais vivencias e adaptações passam a ser parte de suas vidas, observou-se também um anseio de mudança de por parte da maioria dos entrevistados, um desejo de moradia em um local sem o fenômeno da enchente, desejo esse ainda não concretizado, pois embora almejado essa mudança de localidade, a maioria tem morado a mais de três décadas nesse habitat, reflete de apego a suas origens no lugar, bem como possíveis problemas econômicos, cabendo assim à continuação das pesquisas na localidade, para entender os motivos de permanecia no local.


Palavras-chave


Identidade Fluvial; Laranjal do Jari; Rua da Antiga Usina; Enchentes; Bairro Malvinas.

Texto completo:

PDF

Referências


Andres, F., Andres, S., Moreschi, C., Ostrodrigues & S. FERST, M. F. (2020). A utilização da plataforma Google Forms em pesquisa acadêmica: relato de experiência. Research, Society and Development, 9 (9), 1-7.

Barbosa, D., Caramello, N. & SILVA, G. (2021). Um rio e sua gente: análise de variáveis para diagnóstico da identidade fluvial de ribeirinhos urbanos do rio pirara – Cacoal/RO. Sociedade e Território, Natal, 33 (1), p. 188-208.

Barry, C. (2019). Biogeografia: Uma abordagem ecológica e evolucionária. Rio de Janeiro, RJ: LTC.

Boada, M. & Gómez, J. (2008). Biodiversidad. Girona, Barcelona, Espanha: Rubes Editorial.

Caramello, N. (2022). Mesa Redonda do Projeto “Vozes Do Jari”, Em Aula da Disciplina De Saúde Ambiental, Ministrada Para Turma do 8º Período do Curso de Engenharia Ambiental. Fundação Universidade Federal de Rondônia, Rondônia.

Estêvez, F. (2016). Biogeografia Climatologica e Hidrogeografia: Fundamentos Teóricos-Conceituais e Aplicados. Curitiba, PR: Editora Intersaberes.

Hall, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Blackwell Puhlisher.

Mota, J. (2019). Utilização do Google Forms na Pesquisa Acadêmica. Humanidades e Inovação, 6 (12), 371-380.

Nascimento, M. (2018). Laranjal do Jari: Uma proposta para a escrita de livros didáticos e ensino de história local no Amapá (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amapá, Macapá.

Serpa, A. (2019). Por uma geografia dos espaços vividos: Geografia e Fenomenologia. São Paulo, SP: Contexto.

Silva, M. Malheiro, B. & Ribeiro, R. (2005). Territórios do uso nas margens da cidade: a identidade territorial ribeirinha na orla fluvial de Belém-PA (Brasil). In Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina, 14627-14640, São Paulo, Universidade de São Paulo.

Tostes, J. (2012). Transformações urbanas das pequenas cidades amazônicas (AP) na Faixa de Fronteira Setentrional. Rio de Janeiro : Publit.




DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v2i2.395

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ

Atribuição - CC BY NC

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br

 

e-ISSN: 2764-748X

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:



Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: