TRILHA URBANA DE APRENDIZAGEM (WAJÃPI): O USO DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ, CAMPUS LARANJAL DO JARI
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Amaral, R. C. M. (2017). Práticas Inovadoras em metodologias ativas. Florianopolis: Contexto Digital.
Buzatto, L., & Kuhnen, C. F. (2020, jan-jun). Trilhas Interpretativas uma prática para a Educação Ambiental. Revista Vivências, 16(30), 219 – 231. Disponível em http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/151
Câmara, R. (2013, jul - dez). Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6(2), 179 – 191.
Carvalho, A. A. A. (2018, dezembro). Formação Docente na era da Mobilidade: metodologias e aplicativos para envolver os alunos rentabilizando os seus dispositivos móveis. Revista tempos e espaços em educação, 11(1), 25 – 36.
Cavalcanti, C. C., & Filatro, A. (2018). Metodologias inov-ativas na educação presencial à distância e corporativa. (1st ed.). São Paulo: Saraiva.
Costa, D. V. (2019, jan). Reflexões acerca da constituição da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil: Uma abordagem sócio-histórica. Braz. J. of Develop, 5(1), 801 – 813. Disponível em www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/995/3147
Dinardi, A. J., da Cunha, A. L. A., & Castro, L. R. B. (2019). Educação Ambiental Discussões através de práticas pedagógicas em Uruguaiana. Uruguaiana: Universidade Federal do Pampa. Disponível em http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3433
Flick, U. (2013). Introdução à Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso.
Haydu, V. B., & da S. Medeiros, D. M. (2015). TICs e a função da Gamificação na Educação em Ciências a partir de uma visão analítico-comportamental. In X encontro nacional de pesquisa em educação em ciências – x enpec (Vol. 10, pp. 1 – 8). Águas de Lindóia. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/301296890_TICs_e_a_funcao_da_gamificacao_na_Educacao_em_Ciencias_a_partir_de_uma_visao_analitico-comportamental
Kaust, M. J. de A., & Romagnolo, M. B. (2019). Trilhas Interpretativas como Instrumento para o Ensino de Ciências Ambientais: caso da trilha do Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, Fênix – PR. Arquivos do MUDI, 23(2), 51 – 67. Disponível em https://doi.org/10.4025/arqmudi.v23i2.50141
Leite, P. de. S.C. (2019). Proposta de avaliação coletiva de materiais educativos em Mestrados Profissionais na área de ensino. Campo Abierto, 38(2), 185 – 198.
Lopes, P., & Lima, G. A. (2019, abr./jun). Estratégias de Organização, Representação e Gestão de Trilhas de Aprendizagem: uma revisão sistemática de literaturao. Perspectivas em Ciência da Informação, 24(2), 165 – 195. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/3862
Lorenzoni, M. (2021). Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem. Blog INFO GEEKIE. Disponível em http://info.geekie.com.br/gamificação
Maranhão, K. de. M., & Reis, A. de. S. (2019, jul-set). Recurso de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia. Rev. Bra. Edu. Saúde, 9(3), 1 – 7. Disponível em https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6239.
Medeiros, D. M. da S. (2016). Gamificação e Interpretação Ambiental: uma experiência em Trilha Ecológica. (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina.
Minuzi, N. A. et al. (2018) Gamificação na Educação Profissional e Tecnológica. In 23º Seminário Internacional de Educação, tecnologia e Sociedade – Metodologias Ativas. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329179299_GAMIFICACAO_NA_EDUCACAO_PROFISSIONAL_E_TECNOLOGICA_ARTIGO_COMPLETO
Moran, J. & Bacich. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. – Porto Alegre: Penso.
Pantoja. A. S. & Pereira. L.M. (2018, jan-abr). Gamificação: como jogos e tecnologias podem ajudar no ensino de idiomas. Estudo de caso: uma escola pública do Estado do Amapá. Estação Científica (UNIFAP), 8 (1), 111-120.
Pessoa, M. et al. (2019). CodePlay: uma Plataforma de Gamificação baseada em Jogos de RPG Multiplayer. In VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação CBIE. Disponível em http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/8812
Pombo, T. G., & Pombo, T. G. (2019). Trilha Ecológica no Ambiente Escolar: Uma proposta de Educação Ambiental em Laranjal do Jari – Amapá [Curso Técnico em Meio Ambiente].
Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Rio Grande do Sul: Feevale.
Santana, A. et al. (2019, mar-mai). Trilhas Urbanas e o seu papel na Percepção Ambiental e ressignificação da representação social de Meio Ambiente: um estudo de caso em uma escola pública brasileira. Revista Educação Ambiental em Ação, 17 (67). Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3581
Severino, A. J. (2017). Metodologia do trabalho científico. (24 ed.). São Paulo: Cortez.
Silva, A. N. da ., Senna, M. A. A. de ., Teixeira, M. C. B., Lucietto, D. A., & Andrade, I. M. de .. (2020). O uso de metodologia ativa no campo das Ciências Sociais em Saúde: relato de experiência de produção audiovisual por estudantes. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 24, e190231. https://doi.org/10.1590/Interface.190231
Silva, D. N. S. da. (2016). O saber Ambiental na Prática Docente: da interdisciplinaridade ao diálogo de saberes. Revista cadernos de estudos e Pesquisa na Educação Básica, 2 (1), 252-266. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/view/14980
Schlemmer, E. G. (2016). Gamificação: uma alternativa aos modelos de EaD RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distância, 19(2), 107 – 124. Disponível em http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.2.15731
DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v3i1.415
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ
Atribuição - CC BY NC
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br
e-ISSN: 2764-748X
Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:
Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: