TRILHA URBANA DE APRENDIZAGEM (WAJÃPI): O USO DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ, CAMPUS LARANJAL DO JARI

Ana Lis Pimentel Brilhante, Diego Armando Silva da Silva, Argemiro Midonês Bastos, Carla Samara Campelo de Sousa

Resumo


Trilhas ecológicas são importantes como práticas educativas. A gamificação apresenta muitos elementos motivacionais capazes de transformar uma simples trilha ecológica em trilha urbana de aprendizagem. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo descrever a Trilha Ecológica Wajãpi, localizada dentro do Instituto Federal do Amapá, campus Laranjal do Jari como um instrumento metodológico facilitador no processo de ensino aprendizagem de alunos de nível médio técnico integrado. A pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa iniciou com revisão sistemática de literatura, aplicação de questionários semiestruturados a 30 participantes voluntários, seguindo recomendações do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), análise de dados com respaldo no aporte teórico, e produção e aplicação de um produto educacional, ou seja, a construção de um jogo educativo, intitulado Legendary Trail, por meio da plataforma de programação Construct 2. Os resultados confirmaram que a referida trilha dispõe de potencialidades não apenas ecológicas, mas educativas, favorecendo a construção e propagação de saberes tradicionais, científicos e tecnológicos. Entretanto, há alguns desafios a serem superados no processo de aceitação da trilha como instrumento potencial pedagógico didático, visto que ainda é necessário um diálogo interdisciplinar e uma integração maior entre núcleo comum e técnico. Apesar disso, o objeto de estudo tem se demonstrado promissor no âmbito educacional.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Jogo Eletrônico; Educação Profissional

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DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v3i1.415

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