A INSERÇÃO DA ÁREA DA COMUNICAÇÃO NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO AMAPÁ

Jacqueline Brito Carvalho, Poliana Macedo de Sousa

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar como e quando a área da comunicação se tornou integrante da matriz curricular dos Cursos de Formação da Polícia Militar do Estado do Amapá. Para tanto, foram abordados pontos fundamentais para a identificação desses agentes e, outrossim, foi analisado de que forma estes agentes contribuíram para que a Polícia Militar justificasse a criação das disciplinas de comunicação e sua consequente inserção nos cursos de formação de soldados e de sargentos. Destarte o presente artigo foi teoricamente fundamentado nos estudos de teóricos, tais como: Michel Foucault (2011), Pierre Bourdieu (1989) e Manuel Castells (2005), assim como, os estudos atinentes ao poder disciplinar e ao poder simbólico, bem como a interação entre esses poderes na Polícia Militar do Estado do Amapá.


Palavras-chave


Comunicação; Matriz Curricular; Poder disciplinar; Poder simbólico; Polícia Militar do Amapá.

Texto completo:

PDF

Referências


Amapá. (2008, 23 de julho). Matriz Curricular do Curso de Formação de Soldados e Instrutores – CFSD/2008. Publicado na 3º parte do Boletim Geral nº 137. Polícia Militar do Estado do Amapá.

Barroso, J. C. (2023, 07 de dezembro). Entrevista sobre o tema: Comunicação e Formação Profissional: a inserção da Área de Comunicação na matriz curricular dos Cursos de Formação dos Policiais Militares do Amapá. [Entrevista concedida a Jacqueline Brito Carvalho, aluna da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo IFAP].

Bourdieu, P. (1989). O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Carvalho, K. F. (2002). Os conceitos de habitus e campo na teoria de Pierre Bourdieu. IUPERJ, Rio de Janeiro.

Castells, M. (2005). Internet e sociedade em rede. In Moraes, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. (3. Ed). Rio de Janeiro: Record.

Freire Costa, I., Souza da Silva, A., & Nunes Dos Santos, T. Águilan. (2022). A formação interdisciplinar dos profissionais de segurança pública: a experiência da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Revista Do Sistema Único De Segurança Pública, 1(1). https://doi.org/10.56081/2763-9940/revsusp.v1n1.a3

Ferreirinha, I. M. N. & Raitz, T. R. (2010). As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas. Revista de Administração Pública da FGV, Rio de janeiro, v. 44, n. 2, p. 367-83, mar./abr. 2010.

Fontes, G. S. & Gomes, I.R.L. (2013). Cibercidades: as tecnologias de comunicação e a reconfiguração de práticas sociais. Rev. ECCO/UFMT, Londrina, 18 (2), p. 60-76, mai./ago.

Foucault, M. (2011). Vigiar e punir: nascimento da prisão. (39.ed.) Petrópolis, RJ: Vozes.

Lima, F.L.S. & Pereira, L.C. (2014). Territórios, sujeitos e força policial: pontos sobre a história da Polícia Militar do Amapá (1973 - 1977). Belém: IESP.

Senasp, Secretaria Nacional de Segurança Pública. (2014). MATRIZ CURRICULAR NACIONAL: Para ações formativas dos profissionais da área de Segurança Pública. Brasília/DF.

Rosa, T.B. (2017). O poder em Bourdieu e Foucault: considerações sobre o poder simbólico e o poder disciplinar. Revista Sem Aspas, Araraquara, 6 (1), p. 3-12, jan./jun.

Setton, M. G. J. (2002). A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação - USP. São Paulo, 20, mai-ago.

Silva, A. B. (2023, 02 de dezembro). Entrevista sobre o tema: Comunicação e Formação Profissional: a inserção da Área de Comunicação na matriz curricular dos Cursos de Formação dos Policiais Militares do Amapá [Entrevista concedida a Jacqueline Brito Carvalho, aluna da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo IFAP].

Souza, D.C.S. (2023, 07 de dezembro). Entrevista sobre o tema: Comunicação e Formação Profissional: a inserção da Área de Comunicação na matriz curricular dos Cursos de Formação dos Policiais Militares do Amapá [Entrevista concedida a Jacqueline Brito Carvalho, aluna da Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo IFAP].

Souza, L. M. (2013). O conceito de habitus e campo: princípios que sustentam o ethos docente da educação profissional agrícola. Anais do II Colóquio Nacional - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal: IFRN.




DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v4i1.528

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ

Atribuição - CC BY NC

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br

 

e-ISSN: 2764-748X

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:



Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: