A RESPONSABILIDADE DO DOCENTE DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE EDUCANDOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS: SABERES E FALAS COMO CAMPO INVESTIGATIVO
Abstract
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
Callai, H. C. (2012). Estudar o lugar para compreender o mundo. In. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. (10a. Ed). Porto Alegre: Meditação.
Callai, H. C. (2001). A Geografia e a Escola: muda a Geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, (16), p. 133-152.
Callai, H. C. (2011). A Geografia escolar e os conteúdos da Geografia. Anekumene, (1), p. 128-139.
Callai, H. C. (1999). O estudo do lugar como processo de pesquisa para a aprendizagem. Espaços da Escola, Ijui-RS, (31), p. 43-52.
Castrogiovanni. A. C. (2006). Ensino de geografia: práticas e reflexões no cotidiano. (2a. Ed). Porto Alegre: Mediação.
Cavalcanti, L. S. (2011). Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: Castellar, S. (Org.) Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. (3a ed). São Paulo: Contexto, p. 66-78.
Freire, P. (2013). Pedagogia do oprimido. (54a. Ed). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Grubits, S. & Darrault-Harris, I. (2004). Método qualitativo: um importante caminho no aprofundamento das investigações. In: GRUBITS, S.; NORIEGA, J. A. V. (org.). Método qualitativo: epidemiologia, complementaridades e campos de aplicação. São Paulo, SP: Vetor, p. 15- 27.
Moraes, A.C.R. (2010). Geografia: pequena história crítica. (21a. ed.) São Paulo: Annablume, (1), 152p .
Nogueira, V. & Carneiro, S. M. M. (2009). Educação Geográfica e Formação da Consciência Espacial-cidadã no Ensino Fundamental: sujeitos, saberes e práticas. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (1). p. 1-15.
Santos, M. (2008). Espaço e Método. (5a. Ed). São Paulo: Edusp.
Santos, M. (2009). A natureza do espaço. Técnica e tempo; Razão e emoção. São Paulo: Edusp.
Silveira, M. L. (2006). O espaço geográfico: da perspectiva geométrica à perspectiva existencial. Geousp, (19), p. 81-91
DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v2i2.368
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2022 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ
Atribuição - CC BY NC
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br
e-ISSN: 2764-748X
Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:
Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: