UM BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PELA FORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Maiara Sobral Silva

Abstract


O presente artigo apresenta de forma sucinta a trajetória da Educação a Distância no Brasil, abordando os projetos e programas adotados no país que buscaram levar o ensino nessa modalidade. Essa retrospectiva tem como referências basilares Romanelli (2009), Lima (1975) e Côrrea (2000). O trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, que por meio da busca em livros e artigos sobre a temática busca explicitar, inicialmente, a relação entre a Educação a Distância e a formação de professores

Keywords


Formação de professores; Educação nacional; Tecnologias na educação

References


BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em . Acesso em: 5 de jul. 2022.

BRASIL. LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em . Acesso em: 5 de jul. 2022.

Corrêa, G. C. (2000). O que é a escola? Em M. O. Pey (Org.), Esboço para uma história da escola no Brasil: algumas reflexões libertárias (p. 51–84). Rio de Janeiro: Achiamé.

Corrêa, G. C. (2006). Educação, Comunicação, Anarquia: procedências da sociedade de controle no Brasil. São Paulo: Cortez.

de Oliveira Lima, L. (1975). Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. Rio de Janeiro: Editora Brasília.

de Oliveira Romanelli, O. (2009). História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis, RJ: Vozes.

dos Santos, L. G. (1981). Desregulagens: Educação, Planejamento e Tecnologia como Ferramenta Social. São Paulo: Editora Brasiliense.

Giolo, J. (2008). A Educação a Distância e a formação de professores. Educ. Soc, 29, 1211–1234. Recuperado de http://www.cedes.unicamp.br

Guimarães-Iosif, R. (2009). Educação, pobreza e desigualdade no Brasil: impedimentos para a cidadania global emancipada. Brasília: Líber Livro.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Tradução de Carlos Irineu da Costa.




DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v2i1.374

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2022 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ

Atribuição - CC BY NC

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br

 

e-ISSN: 2764-748X

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:



Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: