A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE PERSUASÃO: UMA ANÁLISE DAS TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS UTILIZADA PELA AVON
Abstract
O presente trabalho objetiva analisar a fotografia como um mecanismo persuasivo para a publicidade. Para entender como isso é possível, analisamos campanhas publicitárias da marca Avon, em um recorte temporal (2012 e 2021) e como, por meio de técnicas e conceitos fotográficos, ela divulga em seus anúncios e campanhas modelos reais, fugindo de estereótipos. O estudo foi realizado através de uma pesquisa exploratória por meio de levantamento bibliográfico. Exploramos o processo evolutivo da fotografia e sua inserção no mercado para compor um anúncio. Os resultados deste trabalho oportunizaram a percepção de que as técnicas utilizadas para composição da imagem fotográfica persuadem o novo modelo de consumidor da Avon.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
Citelli, A. (2007). Linguagem e persuasão (16ª ed.). São Paulo: Ática.
Febra, R. S. P. (2016). Técnicas Persuasivas na Publicidade: O Destaque à Nacionalidade. Dissertação Multimédia - Especialização em Cultura e Artes. Universidade do Porto, Porto, Portugal. Disponível: https://core.ac.uk/download/pdf/302923317.pdf
Godinho, R. D. (2018). Como foi inventada a fotografia? Revista Superinteressante. Recuperado em 29 de março, 2021, de https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-inventada-a-fotografia/
Machado, M. (2011). Consumo e politização: discursos publicitários e novas formas de engajamento juvenil. Rio de Janeiro: ? Mauad.
Medeiros, L. S. T. (2019). A linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais: análise da página de vendas do curso online magra para sempre. Defesa do curso de Licenciatura em Letras. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Disponível: https://www.repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/1020/1/tcc_larasantostarginomedeiros.pdf
Monteiro, C. (2009). A pesquisa em história e fotografia no Brasil: notas bibliográficas. Anos 90, 15(28), 169–185. https://doi.org/10.22456/1983-201X.7965
Oliveira, E. M. (2006). Da fotografia analógica à ascensão da fotografia digital. Recuperado em 29 de março, 2021, de http://bocc.ubi.pt/~boccmirror/pag/oliveira-erivam-fotografia-analogica-fotografia-digital.pdf
Paulinelli, M. P. T. (2014). Retórica, argumentação e discurso em retrospectiva. Linguagem em (Dis)curso – LemD, 14 (2), 391-409. Recuperado em 13 de outubro, 2021, de https://www.scielo.br/j/ld/a/TYMbCNmCzRyyy7449Vn6KBx/?format=pdf〈=pt
Sant’anna, A. (2005). Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Editora Pioneira Thomson Learning.
Santos, P. L. (2000). A imagem enquanto fonte de pesquisa: A Fotografia Publicitária. Iniciação Científica Cesumar, 2(2). Disponível: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/27
Sontag, S. (2004). Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras.
Tannus, F. (2008). Análise das imagens fotográficas de Olivieiro Toscani. Disponível: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/6oencontro-2008
Vieira, C. A. L. (2008). Estratégias de persuasão para o fortalecimento da marca em peças publicitárias brasileiras de produtos de beleza. Dissertação Mestrado Profissioanl de Administração. Fundação Cultiral Dr. Pedro Leopoldo, Minas Gerais, Brasil. Disponível: https://www.fpl.edu.br/2018/media/pdfs/mestrado/dissertacoes_2008/dissertacao_claudia_aparecida_lage_2008.pdf.
DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v2i1.377
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2022 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ
Atribuição - CC BY NC
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br
e-ISSN: 2764-748X
Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:
Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: