TRANSPORTE ESCOLAR FLUVIAL E O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS NO PÓS-PANDEMIA NA COMUNIDADE FOZ DO RIO VILA NOVA NA ILHA DE SANTANA - AMAPÁ: UM WEBDOCUMENTÁRIO.

Maria Eduarda Costa da Silva, Rafael Campos Santiago, Raila Vitória Guedes de Souza, João Morais da Costa Júnior, Poliana Macedo de Sousa

Abstract


Nas comunidades ribeirinhas o transporte escolar é feito por pequenas embarcações conhecidas como “catraios” ou “catraias”, que são pilotadas por um catraieiro. Com o início da pandemia de Covid-19, em 2020, as atividades escolares presenciais  foram interrompidas, e só retornaram em 2022. Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância do trabalho dos catraieiros durante o retorno às aulas presenciais no período pós-pandemia, na comunidade ribeirinha Foz do Rio Vila Nova - localizada no município de Santana, no Amapá – por meio de um minidocumentário (WebDoc) de 10 minutos, utilizando a técnica de storytelling. Com isso, a pesquisa pretende ainda compreender, analisar e documentar o dia a dia dos catraieiros, além dos impactos sofridos por eles em decorrência da pandemia de Covid-19.


Keywords


Catraieiros; WebDoc; Transporte escolar; Educação ribeirinha; Covid-19.

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DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v3i1.412

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