TRILHA URBANA DE APRENDIZAGEM (WAJÃPI): O USO DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ, CAMPUS LARANJAL DO JARI

Ana Lis Pimentel Brilhante, Diego Armando Silva da Silva, Argemiro Midonês Bastos, Carla Samara Campelo de Sousa

Abstract


Trilhas ecológicas são importantes como práticas educativas. A gamificação apresenta muitos elementos motivacionais capazes de transformar uma simples trilha ecológica em trilha urbana de aprendizagem. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo descrever a Trilha Ecológica Wajãpi, localizada dentro do Instituto Federal do Amapá, campus Laranjal do Jari como um instrumento metodológico facilitador no processo de ensino aprendizagem de alunos de nível médio técnico integrado. A pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa iniciou com revisão sistemática de literatura, aplicação de questionários semiestruturados a 30 participantes voluntários, seguindo recomendações do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), análise de dados com respaldo no aporte teórico, e produção e aplicação de um produto educacional, ou seja, a construção de um jogo educativo, intitulado Legendary Trail, por meio da plataforma de programação Construct 2. Os resultados confirmaram que a referida trilha dispõe de potencialidades não apenas ecológicas, mas educativas, favorecendo a construção e propagação de saberes tradicionais, científicos e tecnológicos. Entretanto, há alguns desafios a serem superados no processo de aceitação da trilha como instrumento potencial pedagógico didático, visto que ainda é necessário um diálogo interdisciplinar e uma integração maior entre núcleo comum e técnico. Apesar disso, o objeto de estudo tem se demonstrado promissor no âmbito educacional.

Keywords


Educação Ambiental; Jogo Eletrônico; Educação Profissional

References


Amaral, R. C. M. (2017). Práticas Inovadoras em metodologias ativas. Florianopolis: Contexto Digital.

Buzatto, L., & Kuhnen, C. F. (2020, jan-jun). Trilhas Interpretativas uma prática para a Educação Ambiental. Revista Vivências, 16(30), 219 – 231. Disponível em http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/151

Câmara, R. (2013, jul - dez). Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6(2), 179 – 191.

Carvalho, A. A. A. (2018, dezembro). Formação Docente na era da Mobilidade: metodologias e aplicativos para envolver os alunos rentabilizando os seus dispositivos móveis. Revista tempos e espaços em educação, 11(1), 25 – 36.

Cavalcanti, C. C., & Filatro, A. (2018). Metodologias inov-ativas na educação presencial à distância e corporativa. (1st ed.). São Paulo: Saraiva.

Costa, D. V. (2019, jan). Reflexões acerca da constituição da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil: Uma abordagem sócio-histórica. Braz. J. of Develop, 5(1), 801 – 813. Disponível em www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/995/3147

Dinardi, A. J., da Cunha, A. L. A., & Castro, L. R. B. (2019). Educação Ambiental Discussões através de práticas pedagógicas em Uruguaiana. Uruguaiana: Universidade Federal do Pampa. Disponível em http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3433

Flick, U. (2013). Introdução à Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso.

Haydu, V. B., & da S. Medeiros, D. M. (2015). TICs e a função da Gamificação na Educação em Ciências a partir de uma visão analítico-comportamental. In X encontro nacional de pesquisa em educação em ciências – x enpec (Vol. 10, pp. 1 – 8). Águas de Lindóia. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/301296890_TICs_e_a_funcao_da_gamificacao_na_Educacao_em_Ciencias_a_partir_de_uma_visao_analitico-comportamental

Kaust, M. J. de A., & Romagnolo, M. B. (2019). Trilhas Interpretativas como Instrumento para o Ensino de Ciências Ambientais: caso da trilha do Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, Fênix – PR. Arquivos do MUDI, 23(2), 51 – 67. Disponível em https://doi.org/10.4025/arqmudi.v23i2.50141

Leite, P. de. S.C. (2019). Proposta de avaliação coletiva de materiais educativos em Mestrados Profissionais na área de ensino. Campo Abierto, 38(2), 185 – 198.

Lopes, P., & Lima, G. A. (2019, abr./jun). Estratégias de Organização, Representação e Gestão de Trilhas de Aprendizagem: uma revisão sistemática de literaturao. Perspectivas em Ciência da Informação, 24(2), 165 – 195. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/3862

Lorenzoni, M. (2021). Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem. Blog INFO GEEKIE. Disponível em http://info.geekie.com.br/gamificação

Maranhão, K. de. M., & Reis, A. de. S. (2019, jul-set). Recurso de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia. Rev. Bra. Edu. Saúde, 9(3), 1 – 7. Disponível em https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6239.

Medeiros, D. M. da S. (2016). Gamificação e Interpretação Ambiental: uma experiência em Trilha Ecológica. (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina.

Minuzi, N. A. et al. (2018) Gamificação na Educação Profissional e Tecnológica. In 23º Seminário Internacional de Educação, tecnologia e Sociedade – Metodologias Ativas. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329179299_GAMIFICACAO_NA_EDUCACAO_PROFISSIONAL_E_TECNOLOGICA_ARTIGO_COMPLETO

Moran, J. & Bacich. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. – Porto Alegre: Penso.

Pantoja. A. S. & Pereira. L.M. (2018, jan-abr). Gamificação: como jogos e tecnologias podem ajudar no ensino de idiomas. Estudo de caso: uma escola pública do Estado do Amapá. Estação Científica (UNIFAP), 8 (1), 111-120.

Pessoa, M. et al. (2019). CodePlay: uma Plataforma de Gamificação baseada em Jogos de RPG Multiplayer. In VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação CBIE. Disponível em http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/8812

Pombo, T. G., & Pombo, T. G. (2019). Trilha Ecológica no Ambiente Escolar: Uma proposta de Educação Ambiental em Laranjal do Jari – Amapá [Curso Técnico em Meio Ambiente].

Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Rio Grande do Sul: Feevale.

Santana, A. et al. (2019, mar-mai). Trilhas Urbanas e o seu papel na Percepção Ambiental e ressignificação da representação social de Meio Ambiente: um estudo de caso em uma escola pública brasileira. Revista Educação Ambiental em Ação, 17 (67). Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3581

Severino, A. J. (2017). Metodologia do trabalho científico. (24 ed.). São Paulo: Cortez.

Silva, A. N. da ., Senna, M. A. A. de ., Teixeira, M. C. B., Lucietto, D. A., & Andrade, I. M. de .. (2020). O uso de metodologia ativa no campo das Ciências Sociais em Saúde: relato de experiência de produção audiovisual por estudantes. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 24, e190231. https://doi.org/10.1590/Interface.190231

Silva, D. N. S. da. (2016). O saber Ambiental na Prática Docente: da interdisciplinaridade ao diálogo de saberes. Revista cadernos de estudos e Pesquisa na Educação Básica, 2 (1), 252-266. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/view/14980

Schlemmer, E. G. (2016). Gamificação: uma alternativa aos modelos de EaD RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distância, 19(2), 107 – 124. Disponível em http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.2.15731




DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v3i1.415

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2023 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ

Atribuição - CC BY NC

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br

 

e-ISSN: 2764-748X

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:



Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: