Creative Maker: iniciação tecnológica em robótica no estado do Amapá

Hutson Roger Silva, Cristina Coutinho de Oliveira, Adauto Cavalcante de Menezes, Dimitri Alli Mahmud, Breno Henrique Pedrosa de Araújo

Abstract


O Projeto Creative Maker, contemplado pela Chamada Nacional nº 01/2021, visou promover a iniciação tecnológica com foco em programação para alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental. A iniciativa atendeu 400 estudantes em todas as cidades do estado do Amapá com unidades do Instituto Federal do Amapá. O principal objetivo foi proporcionar uma experiência educativa em robótica, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências por meio da montagem e programação de robôs com Arduino. Baseada em uma metodologia qualitativa e no estudo de caso, essa pesquisa descreve o desenvolvimento do projeto e destaca os impactos formativos que trouxe para os estudantes. Com foco na Cultura Maker e guiadas pela abordagem STEAM, as oficinas introduziram os estudantes a um ambiente propício ao aprendizado prático e à inovação tecnológica.


Keywords


Robótica Educacional. Arduino. IFAP. Amapá. Habilidades e Competências.

References


BANDEIRA, A. W. Impactos da robótica no ensino básico: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas. Ciência & Educação (Bauru) 2021, Volume 27.BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.

BOGARIM, C. A. C.; et al. (2015). Laboratório de Robótica Sustentável (LarPP Sustentável). VI Escola Regional de Informática, Coxim-MT.

CROVADOR, Gabriel. SILVA, Leonardo Ayrton. STRAZZI, Victor Hugo Parizi. Desenvolvimento de um conjunto educacional para aprendizagem nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. 76 f. Monografia (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal Tecnológica do Paraná, 2018.

IFAP. Instituto Federal do Amapá. Disponível em: < https://ifap.edu.br/index.php/mais-noticias/ifap-lanca-projeto-de-robotica-que-atendera-escolas-publicas-estaduais-2>. Acesso em 15 mai. 2024.

IFES. Chamada nº01/2021. Instituto Federal do Espírito Santo. Disponível em: < https://ifes.edu.br/chamadas-publicas/19799-chamada-publica-01-2021-selecao-de-projetos-voltados-a-promocao-da-iniciacao-tecnologica-com-foco-no-ensino-de-programacao-aplicada>. Acesso em 15 mai. 2024.

____. Creative Maker: desenvolvendo soluções criativas e inteligentes no ambiente escolar. Instituto Federal do Espírito Santo. Disponível em: < https://iniciacaotecnologica.com/creativemaker-desenvolvendo-solucoes-criativas-e-inteligentes-no-ambiente-escolar-atraves-da-robotica/>. Acesso em 15 mai. 2024.

NASCIMENTO, Jean Mendes. Aplicações da Metodologia STEAM através da Robótica: Uma solução aos desafios da educação profissional durante a pandemia de Covid-19. XV Simpósio dos Programas de Mestrado profissional. São Paulo - SP. 2020.

MEDEIROS, Luciano Frontino. WÜNSCH, Luana Priscila. Ensino de Programação em Robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência. v. 26, n. 2, Passo Fundo, p. 456-480, maio/ago. 2019.

MEIRA, S. L. B.; RIBEIRO, J. L. P. A Cultura Maker no ensino de Física: construção e funcionamento de máquinas térmica. In Fablearn Brazil 2016. Disponível em: https://fablearn.org/wp-content/uploads/2016/09/FLBrazil_2016_paper_55.pdf. Último acesso: 04 mai. 2020.

MELO, Ivie Johnson Ribeiro. A robótica como ferramenta facilitadora e interdisciplinar no processo educacional de pessoas com neurodiversidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, 2018.

SILVA, Hutson Roger. SOUZA JUNIOR, Arlindo José. Aprendendo Robótica educacional no Atendimento Educacional Especializado: A Primeira Experiência. Anais da Mostra Nacional de Robótica. João Pessoa, PB, 2018. Disponível em: < http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/e10d53e7f7f2184160317bade54c1482.docx>. Acesso em 29 mar. 2021.

SILVEIRA, Fábio. Design & Educação: novas abordagens. p. 116-131. In: MEGIDO, Victor Falasca (Org.). A Revolução do Design: conexões para o século XXI. São Paulo: Editora Gente, 2016.

ZILLI, Silvana de Rocio. A Robótica educacional no ensino fundamental: Perspectivas e práticas. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Engenharia de produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v4i1.527

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2024 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ

Atribuição - CC BY NC

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br

 

e-ISSN: 2764-748X

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:



Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: