Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Remap é uma publicação online e gratuita de caráter multidisciplinar, destinada a pesquisadores, professores e alunos que tenham interesse em publicar trabalhos científicos nas diversas áreas do conhecimento.

Tem a missão de contribuir para a difusão do conhecimento nos âmbitos nacional e internacional a partir de publicações científicas produzidas nas diferentes áreas do conhecimento. A revista recebe artigos, resenhas, relatos de experiências, notas técnicas e entrevistas.

As normas de publicação e referências utilizadas pela REMAP será o manual de estilo da American Psychological Association (APA), visando a padronização internacional.

ISSN: 2764-748X

 

Políticas de Seção

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

São trabalhos originais de natureza experimental ou teórica, ou revisões bibliográficas que comtemplem uma ou mais áreas do escopo da Revista.

Deverão conter: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Introdução com Revisão de Literatura; Metodologia; Resultados e Discussão; Considerações finais; Referências; Agradecimento(s) (se houver).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Consiste em uma análise crítica de livro ou teses recentemente publicados em uma das áreas de escopo da Revista.

Deverão conter:  Título distinto do trabalho resenhado; Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Referências; Agradecimento(s) (se houver).

 

  • Formato e Tamanho: Redigidos em editor Word (.doc ou .docx) com extensão ente 3 e 5 páginas, incluindo referências. Margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior igual a 2 cm.
  • Título: em português e inglês, respeitando o limite de 15 palavras.
  • Resumos: deverão ter entre 5 e 10 linhas com, no máximo, 250 palavras e 5 palavras-chave, digitadas em corpo 10. O abstract e keywords devem seguir o mesmo formato.
  • Corpo do texto: página no formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5 e alinhamento justificado.
  • As citações bibliográficas devem ser feitas adotando-se o sistema APA;

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Referente aos resultados de estágios, ações de programas e projetos de extensão e outros. Os textos enviados no formato de relato de experiência devem conter de 5 a 8 (cinco a oito) páginas, incluindo ilustrações (tabelas, quadros, gráficos e figuras) e as referências bibliográficas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nota Técnica

Consiste na comunicação e/ou vaidação de métodos, instrumentos e técnicas de pesquisa.

Deverão conter:  Título; Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Desenvolvimento (sem subdivisões, mas com introdução; metodologia; resultados e discussão e considerações finais), Referências; Agradecimento(s) (se houver). 

 

  • Formato e Tamanho: Redigidos em editor Word (.doc ou .docx) com extensão máxima de 8 páginas, incluindo referências. Margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior igual a 2 cm.
  • Pesquisa envolvendo seres humanos e animais devem apresentar, obrigatoriamente, parecer de aprovação de um comitê de ética institucional na submissão. ENVIAR COMO DOCUMENTO SUPLEMENTAR, no ato da submissão. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos submetidos serão encaminhados em sistema de avaliação duplo-cego (double blind review), sem referência à autoria e instituição, por dois pareceristas ad hoc, respeitando o alinhamento entre a área de formação do parecerista e abordagem da submissão. Os avaliadores irão indicar pela (i) publicação, (ii) publicação com revisões requeridas ou (iii) rejeição do artigo.

Em caso de empate, o trabalho será avaliado por um terceiro parecerista.  

As modificações para nova apresentação estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo.

 

Periodicidade

Atualmente a REMAP atua com 2 (duas) edições por ano.

A REMPAP possui publiciação semestral:

  • Número 1: Janeiro - Julho 
  • Número 2: Agosto - Dezembro

Será publicado 1 (um) número especial no formato de Dossiê Temático a cada Volume publicado por ano.

 

Política de Acesso Livre

A REMAP proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um determinado autor. Para maiores informações, acesse o Public Knowledge Project - Open Journal System, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS/CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

LOCKSS

O sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da sua revista, é suportado pelo OJS. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.

Configurar o suporte ao LOCKSS para o OJS é necessário somente após a publicação de uma edição estar quase completa, bastando seguir os passos a seguir:

Identifique 6 a 10 bibliotecas que cadastrarão e guardarão o cache da revista. Por exemplo, escolha instituições às quais os editores ou Membros do Comitê já sejam associados, e/ou instituições já participantes do LOCKSS. Visite bibliotecas participantes. Utilize o convite preparado para (i) Bibliotecas participantes do LOCKSS ou (ii) Bibliotecas NÃO participantes do LOCKSS.

CLOCKSS

Open Journal Systems também suporta a CLOCKSS (Controlled Lots of Copies Keep Stuff Safe) do sistema para garantir um arquivo seguro e permanente para a revista. CLOCKSS é baseado no software open source LOCKSS desenvolvido na Biblioteca da Universidade de Stanford que permite que bibliotecas preservem revistas selecionadas regularmente registadas. Cada arquivo é continuamente validado contra outros registros da biblioteca, e se o conteúdo for caracterizado como corrompido ou perdido, os outros registros ou a revista são usados para restaurá-lo.

Assine o serviço CLOCKSS visitando o site CLOCKSS .

 

Histórico do Periódico

Criada em 2018, a Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP é uma publicação multidisciplinar do Instituto Federal do Amapá – IFAP. Em seu processo editorial, privilegia trabalhos inéditos e originais desenvolvidos por estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais vinculados às Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar.

A REMAP tem publicação semestral e recebe trabalhos em fluxo contínuo de forma online. Os autores devem tomar ciência e adequar seus trabalhos às normas da revista, descritas na seção Diretrizes para os Autores.

 

Comunicação Científica e Processo Editorial

A REMAP  revista aceita manuscritos em Português, Inglês e Espanhol, o que demonstra sua forte presença internacional. Este periódico fornece ainda, informações detalhadas para os autores: o processo de editoria, avaliação e aceitação do manuscrito é completamente transparente e visível para os autores. Os critérios e procedimentos, bem como a revisão por pares também fazem parte das informações disponíveis.

As funções do Conselho Editorial são para indicar, resguardar a política editorial e qualidade ao Editor da revista, propor, de acordo com as necessidades e expectativas, a realização de edições especiais sobre temas de especial interesse e /ou relevância, atuar como colaboradores e informar sobre questões editoriais e avaliação para aqueles que necessitam da informação. Além de desenvolver, juntamente com o Editor, a estratégia científica da revista e a avaliação regular dos resultados, apoiar e orientar a maneira conceitual e científica desenvolvida pela revista. Eles também atuam como avaliadores da revista, projetando cientificamente a revista internacionalmente.

 

Processo editorial

A REMAP é um periódico com publicação semestral e mantém a uniformidade em sua linha editorial e aos eixos que propõe. A organização deste periódico é constituída por um Conselho Editorial, composto pelo Editor Chefe, Editor Adjunto e Editores Administrativos, bem como o Conselho Editorial Científico Interno e Conselho Editorial Científico Externo.

Os manuscritos editados são submetidos a avaliações anteriores por pareceristas, e quando necessário, a pesquisadores independentes de reconhecida competência na área, sendo que todos os trabalhos recebidos pela revista estão sujeitos, como requisito mínimo, ao sistema de avaliação por pares, o que garante o anonimato na revisão de manuscritos. E, em caso de discrepância entre os avaliadores, esses retornam para novas avaliações para determinar a viabilidade de um possível problema de parcerias.

Assim, todos os trabalhos recebidos pela REMAP são notificados. A decisão editorial incluindo as razões para aceitação, revisão ou rejeição dos manuscritos e resumos de decisões públicas emitidas pelos peritos externos são enviadas aos autores, ficando também disponíveis no sistema da revista (plataforma OJS).

 Sendo assim, o processo editorial da REMAP segue o seguinte fluxo de trabalho conforme regras do Public Knowledge Project:

  • Submissão: os trabalhos são recebidos no sistema. Nesta etapa, os textos são rejeitados se estiverem fora dos padrões da revista.

  • Avaliação:  os trabalhos vão para avaliação duplo cega por pares. Isso pode durar de 4 a 8 semanas. Sendo aprovado, o artigo segue para a próxima fase.

  • Edição de Layout: apenas os artigos aprovados por pares seguem para a revisão de textos e layout. Isso exige ajustes textuais e/ou de forma.

  • Produção: é a última fase onde se preparam os textos na sua versão final, em que os trabalhos são transformados em PDF e atribuído o DOI para cada um deles.


Conteúdo das comunicações publicadas

Todos os manuscritos publicados pela REMAP  são fruto das contribuições de especialistas e pesquisadores de todo o mundo, cuidando sempre para evitar a endogenia editorial.

Serão publicados anualmente, as estatísticas de total de artigos recebidos, quantitativo de artigos publicados e artigos recusados, além da taxa de endogenia por edição e por ano.

 

 

 

Política de Combate ao Plágio

Os autores devem assegurar a originalidade de seus trabalhos, não sendo aceito nenhuma das formas de plágio.

REMAP segue as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) - link (http://publicationethics.org/resources/flowcharts).

 

Política de Conflitos de Interesse

Política de Conflitos de Interesse

Existe conflito de interesse (CI), quando há uma divergência entre os interesses privados de um indivíduo (interesses concorrentes) e suas responsabilidades científicas e editoras, de tal forma que um observador razoável pode se perguntar se o comportamento do indivíduo ou o julgamento foi motivado por considerações objetivas ou por interesses concorrentes.

  • Tipos de interesses concorrentes

1- Laços financeiros: Este conflito está presente quando um participante no processo de publicação recebeu ou espera receber dinheiro (ou outros benefícios financeiros, tais como patentes ou ações), ou presentes, ou serviços que podem influenciar o trabalho relacionado com uma publicação específica.

2- Compromissos acadêmicos: Os participantes no processo de publicações pode ter crenças fortes ("paixão intelectual") que as vinculam  a uma determinada explicação, método ou ideia. Eles/elas podem, como resultado, ser tendencioso/a na realização de pesquisas que testa o compromisso ou na revisão de trabalhos de outros autores que são a favor ou em desacordo com suas crenças.

3- Relações pessoais: Relações pessoais com a família, amigos, inimigos, concorrentes ou colegas pode representar Conflito de Interesse. Por exemplo, um usuário pode ter dificuldade em fornecer uma análise imparcial de artigos de pesquisadores que foram colegas de trabalho.

4- Crenças políticas ou religiosas: Forte compromisso com uma visão política particular (por exemplo, posição política, agenda, ou afiliação) ou ter uma forte convicção religiosa pode representar um Conflito de Interesse para uma determinada publicação, se essas questões políticas ou religiosas são afirmados ou negadas na publicação.

5- Afiliações institucionais: O Conflito de Interesse existe quando um participante no processo de publicação está diretamente associada com uma instituição e que pode infleunciar sua avaliação em face de poder obter uma possível posição ou um interesse em uma publicação.

  • Declaração e gestão da conflito de interesse

Os Conflitos de Interesses são onipresentes e não podem ser completamente  eliminados do processo editorial e/ou autoral. No entanto, eles podem ser gerenciados de forma construtiva para que exerçam a menor intrusão possível na revista, em seu conteúdo e em sua credibilidade.

Todas as declarações sobre Conflito de Interesse por parte do autor são solicitadas por escrito – no campo observações ao editor - como condição para se analisar um manuscrito, de tal forma que os autores terão uma alta probabilidade de relatar possíveis conflitos de interesse relacionadas com o manuscrito, se houver.

  •  As consequências para não declarar possíveis Conflitos de Interesse

Qualquer conflito de interesse será tratado com base em fluxogramas utilizados pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Os gráficos podem ser baixados e acessados a partir do link (http://publicationethics.org/resources/flowcharts).

  •  Conflitos de Interesse resulta em um manuscrito não ser mais considerado para publicação?

Se algum ou todos os tipos de Conflito de Interesse (mencionados anteriormente) forem detectados (a priori, durante o processo de revisão de pares ou a posteriori à publicaçao) em algum texto avaliado ou aprovado, o manuscrito ficará em suspenso até que o conflito de interesse seja resolvido.

  • Responsabilidades dos participantes

Autores: Todos os autores devem relatar qualquer Conflito de Interesse relacionado com a sua pesquisa para o editor.

Revisores: Todos os colaboradores devem reportar qualquer Conflito de Interesse relacionados com as suas tarefas de revisão para o editor.

Editores: Os editores não devem tomar quaisquer decisões editoriais ou ser envolvido no processo editorial se eles ou um familiar próximo tem um Conflito de Interesse (financeira ou outra) em um manuscrito em particular submetido à revista.

 

Taxas para Submissão e Publicação de Textos

A REMAP não cobra qualquer taxa por textos submetidos para avaliação de seus pareceristas.

Também não realiza qualquer cobrança relativa ao processo de publicação, mas exige que os artigos sejam devidamente revisados antes da publicação.

Por se tratar de um Periódico de acesso livre, da mesma forma, não é cobrada qualquer taxa para acesso ou download.

 

ORCID

O Open Researcher and Contributor ID (ORCID) é um identificador digital alfanumérico de 16 caracteres, que identifica um único autor, fazendo conexão automática com toda sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada.

É um código que opera de forma integrada a outros sistemas de identificação e permite a importação e exportação de dados.

O ORCID auxilia buscas em publicações acadêmicas, detectando links e ideias escondidas no crescente volume da literatura nas bases eletrônicas de informações científicas.

De certa forma, ele fornece a cada pesquisador um curriculum vitae digital internacional, constantemente atualizado, além de um mapeamento das contribuições para a ciência, fortalecendo a política de acesso aberto à informação científica.

Os autores de trabalhos publicados na REMAP deverão informar o link do ORCID iD no campo específico no Perfil cadastrado na Revista.

Aqueles que ainda não têm o ORCID iD, podem criá-lo gratuitamente em: https://orcid.org.

 

Estatísticas da REMAP

Vol. 1 N. 1 [2018]

Número de artigos recebidos: 34

Artigos Publicados/ % de aceitação: 10 /33%

Artigos Recusados/ % de recusa: 24 /67%

Taxa de Endogenia: 0%

________________________________

Vol. 2 N. 1 [2022]

Número de artigos recebidos: 22

Artigos Publicados/ % de aceitação: 11/50%

Artigos Recusados/ % de recusa: 11/50%

Taxa de Endogenia: 18%

________________________________

Vol. 2 N. 2 [2022]

Número de artigos recebidos: 10

Artigos Publicados/ % de aceitação: 7/70%

Artigos Recusados/ % de recusa: 3/30%

Taxa de Endogenia: 30%

________________________________

Vol. 3 N. 1 [2023]

Número de artigos recebidos: 11

Artigos Publicados/ % de aceitação: 9/81%

Artigos Recusados/ % de recusa: 2/19%

Taxa de Endogenia: 36%

________________________________

Vol. 3 N. 2 [2023]

Número de artigos recebidos: 14

Artigos Publicados/ % de aceitação: 8/57%

Artigos Recusados/ % de recusa: 6/43%

Taxa de Endogenia: 14%