Movimento Maker e o Uso da Impressora 3D na Educação Básica

Ernane Martins Glória Martins Martins Glória, Alessandra Lopes Siqueira da Penha Lopes Siqueira da Penha, Daniel Jorge Santos da Hora Jorge Santos da Hora, Gian Ritter De Moura Ritter Ritter De Moura, Rodolfo Rômulo Broseghini Rômulo Rômulo Broseghini, Waldeci Cesar de Souza Cesar Cesar de Souza

Resumo


Resumo

O artigo visa contribuir, por meio de uma revisão de literatura científica, com os processos de ensino e aprendizagem da Educação Básica, destacando a utilização do movimento maker e o uso da impressora 3D. A pesquisa tem como objetivo principal de descrever e identificar como o movimento maker e o uso da impressora 3D podem estimular a criatividade e o protagonismo dos estudantes na Educação Básica. Através de levantamentos bibliográficos na literatura científica, e em artigos publicados em periódicos. Quanto a metodologia delimitamos com o modelo de pesquisa bibliográfica, qualitativa, de natureza básica, exploratória, para alcançarmos os objetivos propostos. Os resultados obtidos mostraram que os alunos envolvidos em experiências que incorporaram essas tecnologias desenvolveram o protagonismo, estimulação da criatividade, pensamento crítico e tomada de decisões. 

Palavras-chave: Movimento maker; Impressora 3D; Protagonismo; Criatividade.



Palavras-chave


Movimento maker, Impressora 3D, Protagonismo.

Texto completo:

PDF

Referências


Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva.

BARBOSA, E. F., & DE MOURA, D. G. (2013). Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, 39(2), 48-67.

BARBOZA, L. R.; & SABBA, C. G. [201-?]. O estudo da matemática com o uso da impressora 3D na educação básica no Estado de São Paulo. link de acesso: https://www.academia.edu/49875278/O_estudo_da_matem%C3%A1tica_com_o_uso_da_impressora_3D_na_educa%C3%A7%C3%A3o_b%C3%A1sica_no_Estado_de_S%C3%A3o_Paulo

Da Silva, J. B., de Almeida, D. K. R. S., Júnior, J. A. D., & da Costa, D. F. (2020, July). Cultura Maker e robótica sustentável no ensino de ciências: Um relato de experiência com alunos do ensino fundamental. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação (pp. 620-626). SBC.

Gavassa, R. C. F. B. (2020). Educação maker: muito mais que papel e cola. Tecnologias, sociedade e conhecimento, 7(2), 33-48.

Gavassa, R. C. F. B., MUNHOZ, G. B., Mello, L. D., & CAROLEI, P. (2016). Cultura maker, aprendizagem investigativa por desafios e resolução de problemas na SME-SP (Brasil). Fablearn Brazil, 2016.

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Plageder.

GIL, A., & Métodos, C. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Papert, S. (1994). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática.

Pinto, A. C. P., de Sousa Gondim, R., Pinto, F. A. P., & Vasconcelos, F. H. L. (2023). A CULTURA MAKER NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Docentes, 8(22), 70-78.

Prodanov, C. C., & De Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale.

VALENTE, José Armando; BLIKSTEIN, Paulo. The construction of knowledge in maker education: a constructivist perspective. Constructivism Foundation, Brussels, Bélgica, v. 14, n. 3, p. 252-262, 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v4i1.520

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ

Atribuição - CC BY NC

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br

 

e-ISSN: 2764-748X

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:



Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: