ESTUDO DA BIOELETRICIDADE DE FORMA INTERDICISPLINAR ENTRE OS COMPONENTES DE BIOLOGIA E FÍSICA

Anderson da Silva de Souza, Andson dos Reis Broni, Esheley Ellem da Silva Martins, Jerciene Liriel da Silva Costa, Jessé França da Silva, Thiago Ribeiro Costa, Marcenilda Amorim Lima

Resumo


O estudo da bioeletricidade abrange a análise dos fenômenos elétricos envolvendo sistemas biológicos, no qual podem ser aplicados no campo interdisciplinar que envolve os componentes de biologia e física. Esta interdisciplinaridade é essencial para compreender os processos elétricos que ocorrem nos organismos vivos, possibilitando explorar suas aplicações em diversas áreas, desde a fisiologia até a medicina e a tecnologia biomédica. A comunicação entre as células do corpo (bioeletricidade) em situações fisiológicas, aborda questões fundamentais sobre a geração de potenciais elétricos em células, que influenciam na comunicação entre células nervosas, na biofísica molecular e viabiliza aplicações práticas na medicina e na tecnologia biomédica. Esta pesquisa pretende realizar um experimento de bioletricidade de forma interdisciplinar, como proposta didática para ser aplicada em aulas de ciências ou na disciplina de biologia, com finalidade de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos durantes a exposição dos conteúdos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.