BIOACÚSTICA E COMUNICAÇÃO SONORA: A IMPORTÂNCIA DE DIFERENTES FONTES SONORAS

Ana Carolina Pinheiro Carvalho, Anayara Nunes da Conceição, Beatriz Bastos Batista, Cleice Santiago Reis, Emilly Carla Ferreira Tenorio, Erick Jordan Ribeiro Lopes, Samantha Camille Cardoso Cordeiro, Marcenilda Amorim Lima

Resumo


A bioacústica é uma área multidisciplinar que envolve a análise dos sons e barulhos produzidos pelos seres vivos, bem como a compreensão da função e significado desses ruídos. A comunicação desempenha um papel fundamental na sobrevivência, reprodução e organização social de diversas espécies, permitindo também a transmissão de informações específicas para os animais e grupos de determinada espécie. Através do estudo dos padrões de vocalização e comunicação sonora de pássaros, é possível obter informações valiosas sobre os seguintes aspectos: territorialidade, cortejo, identificação de espécies e problemas de saúde. Em experimentos de coleta das fontes sonoras, são necessários diversos métodos e técnicas para registro e análise da vocalização em campo, utilização de equipamentos de gravação, e uso de softwares para identificação de sons e ruídos. Este trabalho propõe a realização de um experimento de bioacústica, no qual serão analisados os sons emitidos por diferentes espécies de aves.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.