FERRAMENTA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA APRENDIZADO DE LIBRAS UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL E INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

Laura Carvalho Pires, Eonay Barbosa Gurjão, Klessis Lopes Dias, Klenilmar Lopes Dias

Resumo


O resultado do Censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizado em 2010, mostrou que o Brasil têm mais de 9,7 milhões de pessoas com algum grau de deficiência auditava, sendo aproximadamente 5,1% da população brasileira da época. Além dessa característica, também foi observado que deste total, 2,1 milhões têm deficiência severa. Assim, o projeto objetivou desenvolver uma tecnologia assistiva com uso de visão computacional baseado em aprendizado de máquina para auxiliar a inclusão destes indivíduos no ambiente escolar. A metodologia adotada para este projeto é de pesquisa do tipo exploratória e experimental. Foi empregada uma abordagem que combina técnicas de Visão Computacional e um Modelo de Inteligência Computacional do tipo Rede Neural Convolucional (CNN). Quanto à implementação do código, a linguagem Python foi utilizada, junto com as bibliotecas OpenCV, MediaPipe e Teachable Machine – Image Model.

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Referências


BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. 2010. Disponível em: . Acessado em: 12 Nov. 2023.

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