Conservação de produtos refrigerados e congelados expostos para a venda em supermercados da cidade de Palmas-TO.
DOI:
https://doi.org/10.18067/jbfs.v1i2.4Palavras-chave:
Termômetro, Leite pasteurizado, Iogurte, Frango, Pizza, HamburguerResumo
Esse estudo teve o intuito de avaliar se as temperaturas de produtos refrigerados e congelados expostos à venda estão dentro das normas estabelecidas para que não ocorram transformações indesejáveis no produto. Foram realizadas 200 medidas de temperatura em três supermercados localizados em três diferentes regiões (Norte, Centro e Sul) da cidade de Palmas. As leituras eram feitas 1 vez por semana 2 vezes ao dia para cada supermercado. A primeira medição feita das 7:00 às 8:00 h e a segunda das 17:00 às 18:00 h, em cinco tipos de alimentos sendo, refrigerados: leite pasteurizado e iogurte e congelados: frango, pizza e hambúrguer. Observou-se que a temperatura dos alimentos refrigerados divergiu que pode ter ocorrido pela utilização de diferentes equipamentos e/ou pela utilização de um equipamento não adequado para o tipo de alimento. Em relação aos congelados foi notório que todos os supermercados estavam com no mínimo mais de 70 % de amostras fora das normas estabelecidas pela legislação e pelo fabricante.
Referências
ADAMS, M. R.; MOSS, M.O. Microbiología de los alimentos. España: Acribia, 1997,464 p.
AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA- ANVISA. Comissão Interministerial da saúde e Agricultura- CISA N° 10. Portaria MS/MA n° 01 de 02/02/1982.
BAZELLA, V. I.; MARTINS, A. H. Verificação da Temperatura de Refeições Transportadas no Município de Cascavel – Paraná. Cascavel, 2008, 8 p.
BOURGEOIS, C.M.; MESCLE, J. F.; ZUCCA, J. Microbiología alimentaria: Aspectos microbiológicos de la seguridad y calidad alimentaria. Traducción: Víctor A. Diéz Fernández. España: Acribia, 1994, 437 p.
FRANCO, D G. M.; LANDGARF, M. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, 2008, 182 p.
MACÊDO, J. B. Avaliação da temperatura de refrigeração nas gôndolas de exposição de derivados lácteos em supermercados da região de juiz de Fora-MG. Anais... CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 17, 2006, Juíz de Fora-MG.
MACIEL, D. W. Avaliação dos alimentos perecíveis expostos na área de venda em um estabelecimento varejista no município do Rio de Janeiro através da verificação da temperatura. 2007. 79f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro-RJ, 2007.
PORTE, A. et. al. Monitoramento de Carnes e Derivados Refrigerados Expostos à Venda em Supermercados Sulfluminenses. SAÚDE REVISTA. v 5, n 9, p.39-46p, 2003.
SEREJO, Teresa. Análise da temperatura de refrigeradores de alimentos congelados em supermercados da cidade deSão Luís/MA. 2009. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto Federal do Maranhão, São Luiz, 2009.
SOUZA, T. T.; DAMIANI, J. C.; CARNEIRO J. M. Observação de aspectos importantes no armazenamento de alimentos congelados e refrigerados em um supermercado de Florianópolis-SC. Anais da 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 14 a 17 de Setembro de 2005.
SOUZA, Almeida Cristiana. Avaliação da temperatura de conservação dos produtos de origem animal expostos à venda em supermercados de Teresina, PI. 2009. 31f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Piaui, Teresina-PI, 2009.
TORASSI, Michele. Avaliação da temperatura de armazenamento de alimentos refrigerados em supermercados de criciúma - SC. 2009. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Farmácia, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).