O ciclo do marabaixo em Macapá e a Igreja Católica Romana: conflitos, ideologias e sincretismo religioso
DOI:
https://doi.org/10.18067/jbfs.v1i2.6Palavras-chave:
Sincretismo, religiosidade, Marabaixo, Cultura.Resumo
O presente artigo analisa o sincretismo religioso no Ciclo do Marabaixo na cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá. Contextualiza-se historicamente o surgimento do Marabaixo e descreve-se o seu conceito, práticas e a relação com a Igreja Católica Romana e as religiões de matrizes africanas. Identificam-se os fatores que contribuíram para que o marabaixo se consolidasse como expressão da identidade negra amapaense e problematizam-se as dificuldades atuais de preservar e difundir está manifestação cultural no estado e no restante do Brasil.
Referências
BRASIL. Lei Nº 10.639/03. Estabelece o Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira. Presidência da República. Brasília-DF.
CANTO, Fernando. A Água Benta e o Diabo. 2ª ed. Macapá: Fundação de Cultura do Estado do Amapá (FUNDECAP), 1998.
CACCIATORE, O.G. Dicionário de Cultos Afro-Brasileiros. 3.ed.Rio de Janeiro: Forence Universitária, 1988.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala. 34ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1998.
MONTEIRO, Danniela Patrícia da Silva. Entrevista concedia a Ilton da Cruz Alves, pesquisador do GPRHUM (gravada). Macapá: 2012.
VIDEIRA, Piedade Lino. Marabaixo: dança afrodescendente. Fortaleza: edições UFC, 2009.
VIDEIRA, Piedade Lino. Marabaixo: dança afrodescendente. Fortaleza: edições UFC, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).