MUDANÇA DE PAUTA: A PRODUÇÃO DE UM SITE PARA A COMUNIDADE LGBTQIAP+

Autores

  • Alexandre Cesar Oliveira Torres Alves Universidade Estadual da Paraíba image/svg+xml
  • Fábio Ronaldo da Silva Universidade Federal de Campina Grande image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.56856/remap.v3i1.413

Palavras-chave:

LGBTQIAP . Site. Inovação. Jornalismo. Plataformas online.

Resumo

O presente artigo apresenta a descrição do percurso teórico-prático empreendido para a produção do site AUGE - Orgulho e notícia, que teve como finalidade a produção de notícias com foco sobre e para a comunidade LGBTQIAP+, apresentando esse público como pessoas empreendedoras e que atuam em diversas áreas sem ter que omitir a identidade sexual e/ou de gênero. As matérias apresentam esse grupo social de forma diferente da que é, geralmente, mostrada pela grande mídia, na qual essas pessoas, por vezes, ganham visibilidade em matérias sobre relacionamentos, preconceitos ou assassinatos. Para isso, realizamos entrevistas com profissionais de diferentes áreas de atuação e de regiões distintas do país para mostrar que, em diferentes localidades, e apesar de todos os preconceitos sociais e resistências, pessoas LGBTQIAP+ têm se destacado na área em que atuam e com projetos de inovação.

Biografia do Autor

  • Alexandre Cesar Oliveira Torres Alves, Universidade Estadual da Paraíba
    Graduado em Jornalismo, UEPB.

Referências

Dondis, A. D. (1997). Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes.

Foucault, M. (1999). Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Editora Vozes.

Paula, T. F. & Paula, T. F. (2020, jul – aug). A Construção Social da AIDS e as Repercussões na Prática dos Profissionais de Saúde. Braz. J. Hea. Rev., 4 (3), p. 9844-985. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/14409/11976

Parker, R. (2002). Abaixo do Equador: Culturas do desejo, homossexualidade masculina e comunidade gay no Brasil. Rio de Janeiro: Record.

Primo, A. (2007). O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós, 9, p. 1-21. Disponível em: https://doi.org/10.30962/ec.153

Recuero, R. (2009). Redes Sociais na Internet. Ed. Meridional: Porto Alegre.

Silva, F. R. (2013). As porosidades do tempo: velhos e velhices nas publicações homoeróticas brasileiras (1978-2013). Doutorado em História. Universidade Federadal de Pernambuco.

Simões, J. A. & França, I. L. (2005). Do “gueto” ao mercado. In Green, James & Trindade, Ronaldo. (Org). Homossexualismo em São Paulo e outros escritos. São Paulo: UNESP.

Traquina, N. (2016). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Florianópolis, SC: Insular.

Koulopoulos, T. (2011). Inovação com resultado: o olhar além do óbvio. São Paulo: Editora Gente/Editora Senac São Paulo.

Wheeler, A. (2008). Design de identidade da marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Edição

Seção

Artigos