ESG: UMA ANÁLISE SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SC, BRASIL.

Autores/as

  • Andrei Stock Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
  • Aline Blasius Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
  • Ketrin Maiara Floriano Alves Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
  • Luciana Patricia Rosa Dias

DOI:

https://doi.org/10.56856/remap.v2i2.397

Palabras clave:

Comportamento ético, Qualidade de vida no trabalho, Soluções de melhorias.

Resumen

O presente estudo aborda os conceitos de ESG ((environmental, social e governance) e Responsabilidade Social Corporativa, tem por objetivo analisar a visão dos colaboradores de algumas empresas do Alto Vale do Itajaí, para avaliar se as instituições estão cumprindo com seu compromisso em manter o comportamento ético interna e externamente, resultando em melhores condições de vida para com seus funcionários, sociedade e no progresso econômico para, futuramente ser permitir apontar possíveis melhorias e, consequentemente procurar resolver o(s) problema(s). Foi realizada a produção de um questionário qualitativo com vinte e três perguntas que, posteriormente, foi aplicado através da internet, via formulário. Para a realização do mesmo, houve a obrigatoriedade dos respondentes em aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.  Após a obtenção de sessenta e duas respostas, foram efetuadas as análises e dado ênfase nas perguntas que obtiveram de respostas intrigantes, resultando na observância de que a maioria dos colaboradores não obtêm conhecimento sobre Responsabilidade Social Corporativa, as pessoas que não sabem o que significa, gostariam que a empresa trouxesse este assunto para os colaboradores e que a minoria das empresas realizam a contratação de pessoas com deficiências. Por fim, tendo como possíveis melhorias levar este assunto para os trabalhadores e realizar programas de contratação de pessoas com deficiência.

Biografía del autor/a

  • Andrei Stock, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
    Administrador, graduado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI (Rio do Sul, SC, 2005). Graduando em Geografia, Única (Coronel Fabriciano, MG, 2020) Pós-Graduado em Finanças e Mercado de Capitais, UNIDAVI (Rio do Sul, SC, 2009). Especialista em Gestão de Negócios Sustentáveis, INEPAD (Brasilia, DF, 2014). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau, FURB (Blumenau, SC, 2016). Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau, FURB (Blumenau, 2021). Mentor da Salto Aceleradora (Impact Hub Floripa). Mentor do Núcleo de Desenvolvimento de Incubação GTEC/Unidavi e Centro de Inovação Norberto Frahm (Rio do Sul, SC). Coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Unidavi. Tem atuação nas áreas de Administração e Economia voltadas ao Desenvolvimento Regional, principalmente nas temáticas de Empreendedorismo, Inovação e Gestão Social, Governança, Economia Solidária, Criativa e Formação de Arranjos Associativos. Preocupa-se com questões voltadas ao desenvolvimento de novos modelos de organizações e ao estudo de modelos de desenvolvimento que considerem as dimensões do Desenvolvimento Sustentável, que atendam aos princípios de equidade tanto intergeracional como intrageracional e a constituição de resiliência. Tem experiência profissional aplicada na área de Gestão com ênfase em Gestão Estratégica, Finanças, Negociações, Gestão de Equipes, Gestão de Projetos, Produção e Implantação de Estratégias de Desenvolvimento Regional.
  • Aline Blasius, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
    Acadêmica no curso de Administração do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – Unidavi
  • Ketrin Maiara Floriano Alves, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
    Acadêmica no curso de Administração do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – Unidavi
  • Luciana Patricia Rosa Dias
    Professora Doutora do curso de Administração do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – Unidavi.

Referencias

Boldo, T., Severo, E. A. & Guimarães, J. C. F. (2018). Responsabilidade social e qualidade de vida no trabalho:a percepção de funcionários supermercadistas. Revista Reuna. Recuperado de: <https://revistas.una.br/reuna/article/view/1033>.

Compact Global. (2004). Who Cares Win: Connecting Financial Markets to a Changing World. Recuperado de: https://d306pr3pise04h.cloudfront.net/docs/issues_doc%2FFinancial_markets%2Fwho_cares_who_wins.pdf

FIA, Fundação Instituto de Administração. (2019). Responsabilidade Social: o que é, importância e exemplos. In: Blog da Fundação Instituto de Administração. São Paulo. Recuperado de: <https://fia.com.br/blog/responsabilidade-social/>

Fáveri, H. J., Blogoslawski, I.P.R. & Fachini, O. (2008). Educar para a Pesquisa: Normas para Produção de Textos Científicos. (3a Ed). Nova Letra.

Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.

Intedya, Internacional Dynamic Advisors. Responsabilidade Social Corporativa. Recuperado de: .

Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (2001). Fundamentos de metodologia científica. (4a. Ed), São Paulo: Atlas.

Solides. (2022). Lei PCD: Entenda tudo sobre a contratação de pessoas com deficiência. Recuperado de: <https://blog.solides.com.br/lei-pcd-entenda-tudo-sobre-a-contratacao-de-pessoas-com-deficiencia/>.

Schirrmeister, R. & França, A. C. L. (2012). A qualidade de vida no trabalho: relações com o comprometimento organizacional nas equipes multi contratuais. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 12 (3), p. 283-298.

Bertoncello, S. L. T. & JÚNIOR, J. C. (2007). A importância da Responsabilidade Social Corporativa como fator de diferenciação. FACOM, 17, p. 73-73, jun. Recuperado de: <https://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_17/silvio.pdf>.

Pavlova, I & Boyrie, M. E. (2021). ESG, ETFs and the COVID-19 stock market crash of 2020: Did clean funds fare better? In: Finance Research Letters. Recuperado de: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S154461232100132X

Publicado

2022-12-30

Número

Sección

Artigos