A RESPONSABILIDADE DO DOCENTE DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE EDUCANDOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS: SABERES E FALAS COMO CAMPO INVESTIGATIVO

Maicon Lemos Sathler, Elvis Reis de Oliveira

Resumo


A presente pesquisa teve como base de investigação as narrativas de professores de Geografia das séries finais do Ensino Fundamental que atuam em escolas públicas do Estado do Espírito Santo. Para realização das análises foi realizada uma categorização das falas dos professores entrevistados. Essa categorização foi feita com base em três aspectos: a) A perspectiva de Geografia Escolar; b) Corrente do Pensamento Geográfico assumida pelos docentes e; c) Os conceitos e princípios considerados centrais em seu processo de ensinar a ciência geográfica. Os referenciais teóricos basearam-se, principalmente, nas obras de Paulo Freire; Milton Santos e Valdir Nogueira. Os dados coletados foram sistematizados e analisados relevando as relações de conflitos existentes entre as falas e as práticas dos professores de Geografia nas escolas em questão. Constatou-se também, uma relação contraditória entre os saberes e as práticas dos docentes e, ao mesmo tempo, possibilidades de transgressão.

Palavras-chave


Geografia Escolar. Conhecimento Geográfico. Saberes e Práticas.

Texto completo:

PDF

Referências


Callai, H. C. (2012). Estudar o lugar para compreender o mundo. In. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. (10a. Ed). Porto Alegre: Meditação.

Callai, H. C. (2001). A Geografia e a Escola: muda a Geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, (16), p. 133-152.

Callai, H. C. (2011). A Geografia escolar e os conteúdos da Geografia. Anekumene, (1), p. 128-139.

Callai, H. C. (1999). O estudo do lugar como processo de pesquisa para a aprendizagem. Espaços da Escola, Ijui-RS, (31), p. 43-52.

Castrogiovanni. A. C. (2006). Ensino de geografia: práticas e reflexões no cotidiano. (2a. Ed). Porto Alegre: Mediação.

Cavalcanti, L. S. (2011). Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: Castellar, S. (Org.) Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. (3a ed). São Paulo: Contexto, p. 66-78.

Freire, P. (2013). Pedagogia do oprimido. (54a. Ed). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Grubits, S. & Darrault-Harris, I. (2004). Método qualitativo: um importante caminho no aprofundamento das investigações. In: GRUBITS, S.; NORIEGA, J. A. V. (org.). Método qualitativo: epidemiologia, complementaridades e campos de aplicação. São Paulo, SP: Vetor, p. 15- 27.

Moraes, A.C.R. (2010). Geografia: pequena história crítica. (21a. ed.) São Paulo: Annablume, (1), 152p .

Nogueira, V. & Carneiro, S. M. M. (2009). Educação Geográfica e Formação da Consciência Espacial-cidadã no Ensino Fundamental: sujeitos, saberes e práticas. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (1). p. 1-15.

Santos, M. (2008). Espaço e Método. (5a. Ed). São Paulo: Edusp.

Santos, M. (2009). A natureza do espaço. Técnica e tempo; Razão e emoção. São Paulo: Edusp.

Silveira, M. L. (2006). O espaço geográfico: da perspectiva geométrica à perspectiva existencial. Geousp, (19), p. 81-91




DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v2i2.368

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ

Atribuição - CC BY NC

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br

 

e-ISSN: 2764-748X

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:



Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: