Movimento Maker e o Uso da Impressora 3D na Educação Básica
Resumo
Resumo
O artigo visa contribuir, por meio de uma revisão de literatura científica, com os processos de ensino e aprendizagem da Educação Básica, destacando a utilização do movimento maker e o uso da impressora 3D. A pesquisa tem como objetivo principal de descrever e identificar como o movimento maker e o uso da impressora 3D podem estimular a criatividade e o protagonismo dos estudantes na Educação Básica. Através de levantamentos bibliográficos na literatura científica, e em artigos publicados em periódicos. Quanto a metodologia delimitamos com o modelo de pesquisa bibliográfica, qualitativa, de natureza básica, exploratória, para alcançarmos os objetivos propostos. Os resultados obtidos mostraram que os alunos envolvidos em experiências que incorporaram essas tecnologias desenvolveram o protagonismo, estimulação da criatividade, pensamento crítico e tomada de decisões.
Palavras-chave: Movimento maker; Impressora 3D; Protagonismo; Criatividade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva.
BARBOSA, E. F., & DE MOURA, D. G. (2013). Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, 39(2), 48-67.
BARBOZA, L. R.; & SABBA, C. G. [201-?]. O estudo da matemática com o uso da impressora 3D na educação básica no Estado de São Paulo. link de acesso: https://www.academia.edu/49875278/O_estudo_da_matem%C3%A1tica_com_o_uso_da_impressora_3D_na_educa%C3%A7%C3%A3o_b%C3%A1sica_no_Estado_de_S%C3%A3o_Paulo
Da Silva, J. B., de Almeida, D. K. R. S., Júnior, J. A. D., & da Costa, D. F. (2020, July). Cultura Maker e robótica sustentável no ensino de ciências: Um relato de experiência com alunos do ensino fundamental. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação (pp. 620-626). SBC.
Gavassa, R. C. F. B. (2020). Educação maker: muito mais que papel e cola. Tecnologias, sociedade e conhecimento, 7(2), 33-48.
Gavassa, R. C. F. B., MUNHOZ, G. B., Mello, L. D., & CAROLEI, P. (2016). Cultura maker, aprendizagem investigativa por desafios e resolução de problemas na SME-SP (Brasil). Fablearn Brazil, 2016.
Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Plageder.
GIL, A., & Métodos, C. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo, SP: Paz e Terra.
Papert, S. (1994). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática.
Pinto, A. C. P., de Sousa Gondim, R., Pinto, F. A. P., & Vasconcelos, F. H. L. (2023). A CULTURA MAKER NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Docentes, 8(22), 70-78.
Prodanov, C. C., & De Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale.
VALENTE, José Armando; BLIKSTEIN, Paulo. The construction of knowledge in maker education: a constructivist perspective. Constructivism Foundation, Brussels, Bélgica, v. 14, n. 3, p. 252-262, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v4i1.520
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ
Atribuição - CC BY NC
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br
e-ISSN: 2764-748X
Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:
Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: