TRABALHO DOCENTE: MAPEANDO A PESQUISA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIFAP (2019-2021)

Jemina de Araújo Moraes Andrade, Kelly de Araújo Moraes Aguiar, Miquelly Pastana Tito Sanches

Abstract


O presente estudo tem como objetivo mapear as produções envolvendo a temática do trabalho docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Parte do seguinte problema: o que vem sendo produzido a nível de pesquisa stricto sensu no Curso de Mestrado de Educação da UNIFAP (2019-2021) sobre o trabalho docente? O estudo, é do tipo bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa, tendo como recorte temporal os anos de 2019 a 2021, período de início das defesas até o último ano catalogado. Os resultados apontados revelam que o programa vem apresentando pesquisas sobre a temática desde o início de suas atividades, sob diversos recortes. As principais discussões (categorias) envolveram o contexto da Contrarreforma e Expansão da Educação Superior, da Reforma do Ensino Médio, no Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas e frente às políticas educacionais previstas nos Planos Estaduais de Educação dos estados do Amapá, do Pará e de Roraima.

Keywords


Trabalho docente; Mestrado em Educação; Produções; UNIFAP.

References


Azzi, S. (1999). Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: GARRIDO, Selma Pimenta (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, p. 35-60.

Bastos, R. B. (2019). O trabalho docente na UNIFAP: contrarreforma e expansão na educação superior (2003 a 2016). (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amapá, Programa de Pós-Graduação em Educação. Recuperado de: https://www2.unifap.br/ppged/files/2019/10/1-DISSERTA%c3%87%c3%83O_VERS%c3%83O-FINAL_RODRIGO-BARBOSA_-01_07.2019.pdf.

Brzezinsk, I. & Garrido, E. (2007). Trabalho docente – mapeando a pesquisa em teses e dissertações brasileiras. Educação & Linguagem. 15, 60-81. Recuperado de: file:///C:/Users/user/Downloads/157-170-1-PB.pdf

Engels, F. (1979). Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: Marx, K & Engels, F. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, v. 2.

Engels, F. (2011). Dialética do trabalho. São Paulo: Expressão Popular.

Frigotto, G. (1989). O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: Fazenda, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, p. 71 – 90.

Frigotto, G. (1995). Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez.

Lazamé, E. S. (2021). As condições de trabalho docente no atendimento educacional especializado na rede estadual de ensino público macapaense (2007 - 2020). (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amapá, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Recuperado de: https://www2.unifap.br/ppged/files/2021/07/ELIOENAI-SILVA-LAZAME_Dissertacao_vers%C3%A3o-final.pdf.

Lemos, L. S. (2021). Planos estaduais de educação e trabalho docente na educação básica: estudo sobre as metas de carreira e a remuneração dos Estados de Amapá, Pará e Roraima (2015-2020). (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amapá, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Recuperado de: https://www2.unifap.br/ppged/files/2021/07/DISSERTACAO-VERSAO-FINAL-LEVI-SILVA-LEMOS-1.pdf.

Lüdke, Menga & Boing, Luiz Alberto. (2007). O trabalho docente nas páginas de educação & sociedade em seus (quase) 100 números. Educ. Soc., Campinas, 28 (100) - Especial, p. 1179-1201. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/es/a/G5bNChB6MwkQCGk4SVRCBHG/?lang=pt&format=pdf.

Marx, K. (1964). Manuscritos Econômico-Filosóficos. Lisboa: Edições 70.

Marx, K. (1979). Sociologia. São Paulo: Ática.

Marx, K. (1985b). O Capital: crítica da economia política. Livro 1, vol. 2. São Paulo: Nova Cultural.

Marx, K. (1989). O capital: crítica da economia política. Tradução Reginaldo Sant’Anna. 13 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, Livro 1, v. 1 e 2.

Marx, K. (2004). Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo.

Marx, K. (2013). O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo.

Marx, K. & Engels, F. (2007). A ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo.

Morosini, M. C. (2015). Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação Santa Maria. v. 40, n. 1. p. 101-116. Recuperado de: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822/pdf

Pádua, M. de B. da T. (2020). Trabalho docente na reforma do ensino médio amapaense (2016-2019). (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amapá, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Recuperado de: https://www2.unifap.br/ppged/files/2021/04/Dissertac%c3%a3o_Maria_de_Barros_VERS%c3%83O-FINAL.pdf

Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (Aprovado pelo Colegiado do PPGED em 15.03.2018). Recuperado de: https://www2.unifap.br/ppged/files/2017/10/Regimento-Aprovado-15.03.18.pdf

Saviani, D. (1984). Ensino público e algumas falas sobre universidade. São Paulo: Cortez; Autores Associados.

Tardif, M & Lessard, C. (2009). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes.

Tumolo, P. S. & Fontana, K. B. (2008). Trabalho docente e capitalismo: um estudo crítico da produção acadêmica da década de 1990. Educ. Soc. [online], vol.29, n.102, pp.159-180. ISSN 1678 4626. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/S0101- 73302008000100009




DOI: http://dx.doi.org/10.56856/remap.v2i2.384

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2022 REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO AMAPÁ

Atribuição - CC BY NC

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Multidisciplinar do Amapá - REMAP
Dra. Poliana Macedo de Sousa
Editora-Chefe
Instituto Federal do Amapá - Proeppi
Rodovia BR-210, Km 03, s/n - Brasil Novo
Macapá, Amapá - Brasil
Cep: 68908-398
E-mail: remap@ifap.edu.br

 

e-ISSN: 2764-748X

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores:



Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade: