Donwload - Guidelines for authors Versão (Portuguese)
TEMPLATE – CONSENT TERM | COVER LETTER
POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA
Visando melhorar a qualidade e integridade dos artigos publicados e em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que incentiva a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de éticas e a abertura de processos, solicitamos aos autores:
a) visitar a página do COPE que contém informações para autores e editores sobre ética em pesquisa;
b) seguir os seguintes critérios:
- Referenciar de forma explícita os artigos que foram utilizados na construção do texto, aquisição de dados, análises e interpretação de dados;
- Citar todos os artigos de outros autores que foram utilizados;
- Autoria inédita do artigo (critérios item c);
- Nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.
- A aprovação final do artigo será realizada pelos editores e conselho editorial.
c) para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:
O manuscrito será avaliado com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;
Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares às cegas (avaliadores escolhidos aleatoriamente) que também realizarão avaliações no conteúdo;
Após o aceite e antes da publicação, os editores e conselho editorial terão o direito, caso seja necessário, de avaliar os artigos novamente.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:
1.Os autores se obrigam a declarar:
- A cessão de direitos autorais especificando que o manuscrito é um trabalho original e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outro meio de divulgação científica sob pena de exclusão.
- Se há algum conflito de interesse;
- A descrição da contribuição de cada autor no desenvolvimento da pesquisa e do manuscrito; e
- Se houve suporte ou auxílio financeiro para o desenvolvimento da pesquisa (fontes de financiamento, processos e etc).
MODELO – CONSENT TERM | COVER LETTER
2. Os autores se responsabilizam:
- Pelos dados, ideias, opiniões e conceitos emitidos nos artigos;
- Pela exatidão das referências utilizadas;
O conselho editorial informa que a eventual citação de produtos e marcas comerciais não significa recomendação de seu uso.
3. Quando apropriado, apresentar atestado que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança;
4. Os relatos deverão basear-se nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa;
5. Os artigos serão avaliados por, no mínimo, três consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica.
Após as devidas correções e possíveis sugestões, o manuscrito será:
- ACEITO se tiver dois pareceres favoráveis.
- REJEITADO quando dois pareceres forem desfavoráveis.
6. Não serão aceitos manuscritos nos quais:
a) os experimentos de campo não incluam dados de dois anos ou de várias localidades dentro do mesmo ano;
b) a análise de dados obtidos de ambientes controlados seja limitada a apenas um experimento ou bioensaio, sem repetições durante o período;
c) os experimentos se refiram a apenas testes sobre a atividade de produtos químicos ou biológicos contra agentes bióticos ou estresses fisiológicos;
d) os experimentos com cultura in vitro sejam limitados ao melhoramento dos protocolos padronizados de cultura ou os que não forneçam novas informações no campo;
e) seus objetivos sejam limitados a registrar a primeira ocorrência de um organismo nocivo ao sistema ecoagrícola ou um estudo básico sobre os parâmetros biológicos do organismo sem uma definida indicação de como esse conhecimento poderia melhorar o manejo da praga no contexto local ou regional.
f) experimentos sem análise estatística adequada para elucidar os resultados encontrados;
7. Estão listadas abaixo a formatação e outras convenções que deverão ser seguidas:
a) no processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo seis), seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.
b) os artigos deverão ser subdivididos com os seguintes subtítulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Material e métodos, Resultados e/ou Discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências. Esses itens deverão ser em caixa alta e em negrito e não deverão ser numerados.
c) o título, com no máximo vinte palavras, em português e inglês, deverá ser preciso.
d) o resumo, não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o objetivo da pesquisa, os materiais experimentais, os métodos empregados, os resultados e a conclusão. Até seis palavras-chave que não estejam citadas no título deverão ser acrescentadas ao final tanto do resumo como do abstract.
e) os artigos não deverão exceder 18 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências. Deverão ser escritos em espaço 1,5 linhas e ter suas páginas e linhas numeradas. O trabalho deverá ser editado no Word, ou compatível, utilizando Times New Roman fonte 12.
f) o trabalho deverá ser formatado em A4 e as margens inferior, superior, direita e esquerda deverão ser de 2,5 cm.
g) o arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB, nem poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.
h) tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo depois de citados.
i) as figuras e as tabelas deverão ter preferencialmente7,65 cm de largura e não deverão ultrapassar16 cm.
j) as figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg ou png. Ilustrações em cores serão aceitas para publicação.
k) deverá ser adotado o Sistema Internacional (SI) de medidas (Baixar documento).
l) as equações deverão ser editadas ou inseridas como figura jpg ou png.
m) as variáveis deverão ser identificadas após a equação.
n) recomenda-se que os autores realizem a análise de regressão para fatores quantitativos.
o) artigos de revisão poderão ser publicados mediante convite do Conselho Editorial ou Editor-Chefe.
p) a revista recomenda que oitenta por cento (80%) das referências bibliográficas sejam de artigos listados na base ISI Web of Knowledge, Scopus ou SciELO com menos de 10 anos. Recomenda-se dar preferência às citações de artigos internacionais.
Não serão aceitas nas referências citações de monografias, dissertações e teses, anais, resumos, resumos expandidos, jornais, magazines, boletins técnicos e documentos eletrônicos.
q) as citações deverão seguir os exemplos abaixo, que se baseiam na norma da ABNT.
Para citação no texto, usar o sobrenome e ano:
- Um autor: Lopes (2005) ou (Lopes, 2005);
- Dois autores: Souza e Scapim (2005) ou (Souza & Scapim, 2005);
- Três autores: Venturieri, Venturieri e Leopoldo (2013) ou (VENTURIERI; VENTURIERI; LEOPOLDO, 2013);
- Mais de três autores, citar apenas o primeiro seguido de et al.: Wayner et al. (2007) ou (Wayner et al., 2007).
MODELOS DE REFERÊNCIAS
Deverão ser organizadas em ordem alfabética, alinhamento justificado, conforme os exemplos seguintes, que se baseiam na norma da ABNT. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados e em negrito, sem o local de publicação.
a) Artigos
KOUTINAS, A.F.; POLIZOPOULOU, Z.S.; BAUMGAERTNER, W.; LEKKAS, S.; KONTOS, V. Relation of clinical signs to pathological changes in 19 cases of canine distemper encephalomyelitis. Journal of Comparative Pathology, v.126, n.1, p.47-56, 2002.
SANTOS, M.A. dos; NICOLÁS, M.F.; HUNGRIA, M. Identificação de QTL associados à simbiose entre Bradyrhizobium japonicum, B. elkanii e soja. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.41, p.67-75, 2006.
NAKASHIMA, A.Y.; CHEVALIER, R.C.; CORTEZ-VEGA, W.R. Desenvolvimento e caracterização de filmes de colágeno com adição de óleo essencial de cravo-da-índia. Journal of Bioenergy and Food Science, v.3, n.1, p.50-57, 2016. DOI:10.18067/jbfs.v3i1.86
b) Livros
SARRUGE, J. R.; HAAG, H. P. Análises químicas em plantas. Piracicaba: ESALQ, 1974. 56 p.
c) Capítulo de livros
WILLIAMS, E. S. Canine distemper. In: WILLIAMS, E. S.; BARKER, I. K. (Eds.). Infectious diseases of wild mammals. 3. ed. Ames: Iowa State University Press, 2001. p. 50-58.