Conservação de produtos refrigerados e congelados expostos para a venda em supermercados da cidade de Palmas-TO.

Phaollo Rocha, Erlane Fernandes Rocha, Marcia Ribeiro Alves, Irene Rodrigues Freitas

Resumo


Esse estudo teve o intuito de avaliar se as temperaturas de produtos refrigerados e congelados expostos à venda estão dentro das normas estabelecidas para que não ocorram transformações indesejáveis no produto. Foram realizadas 200 medidas de temperatura em três supermercados localizados em três diferentes regiões (Norte, Centro e Sul) da cidade de Palmas. As leituras eram feitas 1 vez por semana 2 vezes ao dia para cada supermercado. A primeira medição feita das 7:00 às 8:00 h e a segunda das 17:00 às 18:00 h, em cinco tipos de alimentos sendo, refrigerados: leite pasteurizado e iogurte e congelados: frango, pizza e hambúrguer. Observou-se que a temperatura dos alimentos refrigerados divergiu que pode ter ocorrido pela utilização de diferentes equipamentos e/ou pela utilização de um equipamento não adequado para o tipo de alimento. Em relação aos congelados foi notório que todos os supermercados estavam com no mínimo mais de 70 % de amostras fora das normas estabelecidas pela legislação e pelo fabricante.


Palavras-chave


Termômetro; Leite pasteurizado; Iogurte; Frango; Pizza; Hamburguer

Texto completo:

PDF

Referências


ADAMS, M. R.; MOSS, M.O. Microbiología de los alimentos. España: Acribia, 1997,464 p.

AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA- ANVISA. Comissão Interministerial da saúde e Agricultura- CISA N° 10. Portaria MS/MA n° 01 de 02/02/1982.

BAZELLA, V. I.; MARTINS, A. H. Verificação da Temperatura de Refeições Transportadas no Município de Cascavel – Paraná. Cascavel, 2008, 8 p.

BOURGEOIS, C.M.; MESCLE, J. F.; ZUCCA, J. Microbiología alimentaria: Aspectos microbiológicos de la seguridad y calidad alimentaria. Traducción: Víctor A. Diéz Fernández. España: Acribia, 1994, 437 p.

FRANCO, D G. M.; LANDGARF, M. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, 2008, 182 p.

MACÊDO, J. B. Avaliação da temperatura de refrigeração nas gôndolas de exposição de derivados lácteos em supermercados da região de juiz de Fora-MG. Anais... CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 17, 2006, Juíz de Fora-MG.

MACIEL, D. W. Avaliação dos alimentos perecíveis expostos na área de venda em um estabelecimento varejista no município do Rio de Janeiro através da verificação da temperatura. 2007. 79f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro-RJ, 2007.

PORTE, A. et. al. Monitoramento de Carnes e Derivados Refrigerados Expostos à Venda em Supermercados Sulfluminenses. SAÚDE REVISTA. v 5, n 9, p.39-46p, 2003.

SEREJO, Teresa. Análise da temperatura de refrigeradores de alimentos congelados em supermercados da cidade deSão Luís/MA. 2009. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto Federal do Maranhão, São Luiz, 2009.

SOUZA, T. T.; DAMIANI, J. C.; CARNEIRO J. M. Observação de aspectos importantes no armazenamento de alimentos congelados e refrigerados em um supermercado de Florianópolis-SC. Anais da 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 14 a 17 de Setembro de 2005.

SOUZA, Almeida Cristiana. Avaliação da temperatura de conservação dos produtos de origem animal expostos à venda em supermercados de Teresina, PI. 2009. 31f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Piaui, Teresina-PI, 2009.

TORASSI, Michele. Avaliação da temperatura de armazenamento de alimentos refrigerados em supermercados de criciúma - SC. 2009. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Farmácia, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.18067/jbfs.v1i2.4

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



  Open Access  DOICrossCheck

 INDEXADORES:

DOAJ

Latindex

REDIB

Sherpa/Romeo

PORQUEST

ULRICHs

PERIODICA

src="http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/image/untitled(2).png" alt="" width="120" height="40" align="BOTTOM" border="0" />

Journal4free

ISSUU

ISSUU

Eletronic Journals Library

.

.

.

.

.

.

Global Impact Factor

Global Impact Factor

Redalyc

Citefactor

.

ABEC

IBICT

Diadorim

.

.

 

Em avaliação

Redalyc 

Seguir

FacebookTwitter

J. Bioen. Food Sci., Macapá, AP, Brazil. eISSN 2359-2710

 Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

 

Endereço para correspondência

Journal of Bioenergy and Food Science

Instituto Federal do Amapá, Campus Macapá

Rodovia BR 210 KM 3, s/n Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398

Macapá, Ap, Brasil

jbfs@ifap.edu.br | suporte.jbfs@ifap.edu.br