O ciclo do marabaixo em Macapá e a Igreja Católica Romana: conflitos, ideologias e sincretismo religioso

Ricardo Soares Nogueira, Ilton da Cruz Alves, Lilian Rodrigues Lobato, Marilda Leite Pereira

Resumo


O presente artigo analisa o sincretismo religioso no Ciclo do Marabaixo na cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá. Contextualiza-se historicamente o surgimento do Marabaixo e descreve-se o seu conceito, práticas e a relação com a Igreja Católica Romana e as religiões de matrizes africanas. Identificam-se os fatores que contribuíram para que o marabaixo se consolidasse como expressão da identidade negra amapaense e problematizam-se as dificuldades atuais de preservar e difundir está manifestação cultural no estado e no restante do Brasil. 


Palavras-chave


Sincretismo, religiosidade, Marabaixo, Cultura.

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Referências


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VIDEIRA, Piedade Lino. Marabaixo: dança afrodescendente. Fortaleza: edições UFC, 2009.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18067/jbfs.v1i2.6

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